Empreender é uma das tendências mais fortes e importantes na economia brasileira, por isso, o perfil de microempreendedora cresce cada vez mais no mercado. Afinal, depois de tantas crises, a população começou a empreender mais, gerando sua própria renda e se saindo cada vez melhor nesse setor.
Mas se você deseja ser uma microempreendedora de sucesso é necessário possuir ou desenvolver algumas habilidades, como:
Sempre pesquisar e estar por dentro de tudo na sua área de negócio. É bom também investir em cursos, especializações, workshops e tudo aquilo que possa enriquecer ainda mais o seu conhecimento.
Ter capacidade de compreensão é entender claramente os problemas e achar soluções simples, que facilitam o dia a dia. Para isso, você precisará ser mais que uma microempreendedora, mas uma boa ouvinte. Essa é uma das habilidades mais importantes.
Uma boa microempreendedora, ainda mais para aquelas estão começando agora, precisa ser bastante persuasiva para conseguir vender sua ideia para possíveis parceiros ou para clientes em potencial. E para isso, a comunicação é importante, falar bem, ter uma rede de contatos e ser determinada fará com o que seu negócio se desenvolva.
Uma microempreendedora deve ter autoconfiança e acreditar no seu potencial, pois haverá diversos obstáculos no caminho e caberá a você ‘confiar no seu taco’ e persistir em seu sonho.
Você deve saber que críticas e sugestões são bem-vindas, mas é necessário filtrá-las, tanto as que vêm de fora, como sua autocrítica. Portanto, preste atenção aos sinais daquilo que pode ser uma verdadeira furada em sua trajetória como microempreendedora.
Tenha determinação e seja destemida e, além disso, tenha resiliência, que é a capacidade de se adaptar às adversidades. O caminho de uma microempreendedora é árduo, mas não desista. Se reinvente sempre!
Se tudo é urgente, nada tem urgência… é bom ter senso de urgência e, assim, conseguir colocar a sua agenda de microempreendedora em dia, definindo o que é prioridade e o que não é.
Não se trata de competir com todo mundo, mas de se destacar em meio aos concorrentes. Então, se você almeja ser uma microempreendedora de sucesso anota aí: seja diferente e inove sempre, isso manterá o seu negócio em pé, assim como a sua jornada de microempreendedora. E observe sempre a concorrência.
A rotina de uma microempreendedora pode ter momentos desafiadores e, para enfrentar isso, você deve ter foco para não se deixar levar por “tentações” e desviar sua atenção do que realmente importa.
O pior erro de uma microempreendedora é não compreender e aplicar a humildade em seu dia a dia. Temos que compreender que ninguém é melhor que ninguém e, para chegar a algum lugar, foi necessário adquirir conhecimentos ao longo da vida. E lembre-se que você pode pedir dicas para quem está há mais tempo no mercado.
Números confiáveis é algo primordial na jornada de microempreendedora.
Boa parte dos microempreendedores do Brasil subestimam números e funcionam sem essa competência, o que é péssimo e pode até trazer consequências legais. Por isso, considere a possibilidade de ter um contador e mantenha seus relatórios em dia, além de toda sua contabilidade.
Quer saber mais sobre isso? Preparamos um e-book completo de Planejamento Financeiro para sua empresa. Confira, clicando aqui!
Muitas vezes, a vida de microempreendedora exige mais do que podemos imaginar e, para ter uma breve noção, separamos aqui um tópico importante: acompanhar os números da empresa.
Isso é importante para trabalhar com referência em dados, conseguir validar os fatos que aconteceram na sua trajetória como microempreendedora e ter uma visão de onde você quer chegar.
Não decida só com base neles, mas valorize-os.
Eles são importantes na hora de tomar decisões como, por exemplo: investir em um novo produto e/ou parceria, expandir a produção e por aí vai…
Empreender parece que está na moda, mas acabamos nos iludindo com cases de sucesso que aparecem na mídia, sem nenhuma dificuldade ou desafio. A realidade é bem diferente.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Sebrae, 24,4% das micro e pequenas empresas nacionais fecham antes de completar dois anos. O problema nem sempre está nos impostos – como muita gente diz – mas no despreparo e falta de capacitação. Sem as dicas citadas anteriormente, você saberia por onde seguir? Talvez não…
Mas afinal, o que é estar preparada? Além de seguir as dicas anteriores e ter um perfil de microempreendedora, é necessário ter força de vontade e acreditar que o seu negócio já deu certo. Veja a seguir:
Desenvolver a capacidade de antecipar os fatos e criar oportunidades de negócio, trabalhando a proatividade, criatividade e inovação.
Para alcançar o sucesso, a microempreendedora não deve desistir diante dos obstáculos, deve reavaliar e insistir em novos planos e se esforçar para atingir seus objetivos.
Permitir vivenciar novos desafios e procurar novas alternativas, reduzir chances de erros e aceitar desafios moderados com perspectiva de sucesso.
A qualidade que muitos desejam depende da sua disposição, por isso desenvolva essas características:
Já falamos anteriormente, mas não custa nada frisar a importância das metas. Compreenda os seus objetivos e trace caminhos para alcançá-los, seja em curto, médio ou longo prazo:
Pronto, já entregamos a receita mágica a você!
Para ter uma organização mais objetiva com prazos definidos, você deverá:
Uma rede de contatos é incrível quando se trata de obter sucesso, pois as pessoas podem ser chaves que te ajudarão a atingir seus objetivos, além de obter apoio.
Agora que você já sabe como impulsionar sua jornada de microempreendedora, selecionamos alguns casos de sucesso a partir do site oficial do Sebrae para você ver que é possível desenvolver essas habilidades e prosperar. Confira:
Toda Digital
A Agência e Escola de Publicidade Toda Digital, situada em Campina Grande, parou, planejou e reavaliou para obter sucesso no relacionamento com os clientes, além de prospectar novos contratos, apostando todas as suas fichas nas redes sociais. Assista o vídeo para saber mais sobre:
TCHARME
Thaianne Venância, proprietária do estabelecimento, reformulou todos os planos do seu negócio e o resultado não poderia ser diferente: garantia do fluxo de caixa, expansão dos serviços com vendas on-line e muito sucesso. Confira o teaser a seguir:
Esmeralda Medeiros Estética
Após passar por uma grande crise durante a pandemia, Esmeralda Medeiros teve que fechar o seu negócio. Mas ela não desistiu e, para driblar a crise, implementou atendimento a domicílio, recuperando sua clientela. Saiba mais a seguir:
Café com Tapioca
Danny Silva, proprietária de um carrinho de tapioca em Conde-PB, sofreu com a pandemia – período em que o turismo foi afetado -, mas participou da capacitação do Sebrae e deu a volta por cima. Assista:
Teteka Mimos e Aviamentos
A empresária Kaline Lacerda se reinventou para manter as vendas de sua loja em São João do Rio do Peixe-PB. O digital foi seu aliado e até serviço de delivery foi implementado. Confira:
Villa Luz
A empresária Luciara Paiva projetou o futuro da sua loja através das vendas on-line e o resultado foi um fluxo de caixa ativo. Veja a seguir:
Sempre Bella
Silvana de Oliveira participou de várias capacitações do próprio Sebrae e conseguiu aplicar todo o conhecimento em sua loja, criando uma vitrine on-line e, consequentemente, otimizando as vendas. Assista no YouTube:
As informações citadas acima foram retiradas do site oficial do Sebrae.
Sabemos que empreender exigirá quase 100% do seu tempo, por isso você deve se atentar nestas (últimas) 4 dicas:
Sabemos que, na hora de começar a empreender, muitas dúvidas e inseguranças podem surgir, mas para evitar todo esse drama, determine quanto você precisará faturar e pense em todos os gastos e investimentos necessários para fazer o seu negócio decolar.
Ser uma microempreendedora envolve muita mudança não só para você, mas para quem convive contigo no dia a dia. A nova rotina pode exigir mudanças de horário, de tipos de compromisso e até dias de trabalho. Seja o mais transparente possível com quem você divide a vida.
E antes disso, reflita se você está preparada para essa transição, principalmente nos momentos em que tiver que abrir mão do tempo livre para se dedicar mais ao seu negócio.
Solicite ajuda para toda a sua rede de apoio, não só da família e amigos. Peça aquele favor que talvez alguém do ramo ficou devendo, use seus contatos que construiu durante a vida CLT.
Difícil, né? Mas nem tanto! Aproveite todo momento como um verdadeiro aprendizado e saiba usufruir disso. Estruture, faça pesquisa de mercado, planejamento, crie uma rede de contatos, estabeleça parcerias, teste produtos e seja uma microempreendedora de sucesso!
A autonomia de tomar decisões e gerenciar seus horários, por exemplo. Ter flexibilidade e liberdade, podendo trabalhar em diferentes horários.
E a parte que ninguém fala é que, no início, não há férias, horas extras e raramente terá um tempo livre. Mas é apenas no início, por isso a organização é tão importante.
Saiba como empreender com segurança e de forma descomplicada, baixe o nosso e-book gratuito e confira o passo a passo para ter sucesso. Clique aqui e faça o download.
Além disso, no nosso blog você confere conteúdos didáticos e exclusivos sobre como empreender, intraempreendedorismo, como abrir seu negócio, além de especializações, MBA, pós-graduação e intercâmbio. Acesse o nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo profissional da microempreendedora.