Muita gente se depara com essa pergunta quando precisa de dinheiro para começar ou expandir seu negócio. Mas será que o empréstimo é mesmo uma boa saída para abrir um negócio?
Por mais que existam hoje mais ofertas para empréstimos e financiamento em bancos e instituições financeiras, as mulheres têm muito menos acesso a essas linhas de crédito do que os homens. Antes mesmo de considerar essa opção, vale você revisitar os passos abaixo.
A vantagem do empréstimo é ter o dinheiro na mão logo de cara para a compra de um produto ou contratação de um serviço. Mas isso pode custar caro depois, por conta das altas taxas de juros, que variam de acordo com a instituição financeira, valor e prazo do contrato.
Não há necessidade da comprovação da finalidade e destino do empréstimo concedido. Você pode usar o dinheiro como achar melhor. Isso pode parecer uma vantagem mas, na verdade, fará com que sua conta ao final do contrato seja ainda mais alta. O empréstimo pessoal tem maior taxa de juros do que outras modalidades, pois o risco de inadimplência sofrido pela instituição financeira é maior.
Antes de pegar dinheiro emprestado, reveja seu plano de negócios. Verifique o quanto seu empreendimento é rentável; analise a demanda inicial, faça orçamentos com possíveis fornecedores e organize uma planilha com seu budget para os primeiros seis meses de funcionamento, pelo menos.
Ao se arriscar e pegar um empréstimo para ‘dar um gás’ no seu negócio sem ter uma ideia da rentabilidade nos primeiros meses, você pode acabar perdendo o rumo da sua empresa antes mesmo de ela mostrar potencial e começar a dar retorno.
Um dos maiores erros é pegar dinheiro emprestado para cobrir furos no seu fluxo de caixa. Antes de recorrer ao banco, organize suas finanças. Planejar e monitorar constantemente o fluxo de caixa, as receitas e as despesas é o mínimo necessário para a saúde do seu negócio.
Por conta das taxas que citamos acima, é importante você avaliar se realmente o empréstimo é a melhor solução, além de pensar em outras possibilidades, como juntar dinheiro, buscar sócios ou investidores, ou até mesmo iniciar um negócio de pequeno porte e expandir aos poucos.
Outra saída é partir para um consórcio. Uma das maiores vantagens aqui é a não cobrança da taxa de juros. Ao escolher essa modalidade, você já saberá qual é o número de parcelas que vai pagar, qual é o valor da carta de crédito e a taxa de administração, cobrada pela empresa responsável pelo consórcio.
Basicamente, o consórcio funciona da seguinte forma: você entra em um grupo formado por outras pessoas que também escolheram essa opção. Todos os meses, você paga pelas parcelas e tem chances de ser contemplada com a carta de crédito, geralmente por meio dos sorteios, conforme estipulado pela administradora do consórcio. Você também pode ter a opção de dar um lance – que funciona como em um leilão, quem fizer a maior oferta tem mais chances de ser contemplada – e aumentar suas chances de ter a carta de crédito em mãos.
Ao ser contemplada, você ganha poder de negociação, uma vez que poderá contratar o serviço que precisa à vista, podendo barganhar descontos e muitas outras vantagens. Além disso, ganha muito mais flexibilidade para escolher o fornecedor que oferecer a melhor proposta e não precisa ficar presa a somente uma loja ou marca.
O consórcio é ainda uma excelente ferramenta de educação financeira para quem não tem o hábito de guardar dinheiro, mas consegue encaixar o valor da parcela no orçamento. Com ele, você consegue dar seus próximos passos de forma segura e planejada.
Quer saber mais sobre o consórcio de serviços? Preparamos um e-book completo para você! Clique aqui e baixe o seu agora mesmo.
Sobre a eutbem 😉
Se você busca por consórcios de serviço, precisa conhecer a eutbem ;-), empresa autorizada pelo Banco Central do Brasil e associada à Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).
Trabalhamos com cartas de crédito de valores variados. Solicite uma proposta sem compromisso ou tire suas dúvidas com a nossa equipe pelo WhatsApp clicando aqui. O nosso horário de atendimento é das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
Bônus: 5 dicas para abrir o seu próprio negócio
A abertura de um novo negócio exige várias habilidades e conhecimentos, não é só pegar um empréstimo ou consórcio, é estudar e planejar. Por isso, separamos aqui um bônus que vai te ajudar nesta jornada. Espia só!
Se você deseja ser uma empreendedora, mas não sabe por onde começar, selecione a ideia de negócio, segmento que deseja atuar e, novamente, o capital que você terá disponível para usar..
Para tornar um negócio de sucesso, você precisa ter um perfil empreendedor e traçar planos e estratégias que sejam positivas. No Sebrae, você terá acesso a um acervo que te ajudará nessa missão. Clique aqui para conferir.
Você deverá coletar informações, como: mercado, finanças, marketing e localização da sua empresa para traçar um plano estratégico de ação completo.
A organização será a sua principal aliada e, por isso, não se esqueça dela em todas as etapas. Acha essa uma etapa muito difícil? Então corre e baixe o e-book da Empreendedora de Primeira Viagem que preparamos para você!
Registre o seu negócio e torne-o legal. Para isso, você deverá fazer a abertura do CNPJ e escolher a categoria do seu negócio: PME, MEI e autônomo – aquele que combinar mais com o seu projeto.
Fonte: Portal Sebrae.
E se faltar inspiração, você pode dar uma olhadinha nesse artigo que escrevemos e assistir “Filmes e séries sobre mulheres empreendedoras para se inspirar” que, com TODA CERTEZA, te ajudarão nessa jornada de empoderamento, sucesso e liberdade.
Afinal, empreender é mais do que liberdade financeira é liberdade para ser quem você quiser!