Confira algumas histórias de mulheres empreendedoras de sucesso eternizadas pelo showbiz que podem servir de inspiração para você que está começando agora.
É sempre bom ver um filme ou uma série que inspiram a gente, né? Mas melhor ainda é quando os personagens da trama são baseados em pessoas reais, com histórias de muita garra e superação sobre mulheres empreendedoras.
Separamos para você três filmes e uma série que trazem no roteiro histórias de mulheres muito batalhadoras com espírito empreendedor. Mas sem spoiler por aqui! Quer saber mais? Pegue a pipoca, escolha a história que quer conhecer hoje e aperte o play!
O filme conta a história da famosa estilista francesa Gabrielle “Coco” Chanel, desde a sua infância pobre até a criação de um império da indústria da moda, a Chanel S.A.
Após a morte da mãe, Coco é deixada pelo pai em um orfanato, junto com a irmã. Na juventude, trabalhava numa alfaiataria durante o dia e cantava num cabaré à noite, onde conheceu o milionário Étienne Balsan. Começava aí – fazendo roupas para o amante – sua vida na indústria da moda.
Coco foi a estilista mais importante do século XX, que revolucionou o mundo da moda ao trazer trajes muito à frente de sua época, com roupas mais confortáveis e menos adereços exagerados. Para empreendedoras, um ótimo filme sobre perseverança, coragem e determinação.
Assista o trailer a seguir:
Criativa desde a infância, Joy Mangano entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora. Fez tanto que se tornou uma das mulheres empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.
Com problemas familiares e dificuldades financeiras, Joy sempre tinha ideias à frente de seu tempo e apostava nas mais interessantes invenções. O primeiro sucesso veio com um prático e seguro esfregão para limpar o chão.
Joy pensou bastante até conseguir produzir e distribuir o produto no mercado, mas ela teve uma das características mais importantes para qualquer mulher empreendedora: perseverança. Confira a prévia:
Esse filme traz como exemplo uma das mulheres empreendedoras de maior sucesso. Erin (interpretada por Julia Roberts) não tinha emprego algum, mas conseguiu uma vaga de assistente num escritório de advocacia. Seu talento investigativo e competência logo vieram à tona e Erin foi conquistando cada vez mais espaço.
Determinada a provar que uma empresa estava envolvida na contaminação da água de um município americano, não mediu esforços até conseguir um acordo milionário de indenização para as vítimas.
Assista o trailer desse consagrado filme:
Baseada em fatos reais, a minissérie conta com 4 episódios e narra a trajetória de vida e empreendedorismo de Sarah Breedlove, a primeira americana negra que ficou milionária com seu próprio trabalho no início dos anos 1900.
Madam C.J. Walker era filha de escravos, casou-se aos 18 anos para fugir da pobreza. Era abusada pelo marido, que a abandonou quando seu cabelo começou a cair por causa de alergias. Um dia, uma de suas clientes bate à sua porta e lhe oferece o elixir que, pouco a pouco, faz com que o cabelo de Sarah volte a crescer. Ela, então, decide fazer sua própria versão do produto.
A história é sobre a construção de um império de produtos para cabelo, mas traz muitas outras reflexões, como a padronização da beleza feminina, a dedicação da mulher à vida profissional e racismo.
Você encontra essa minissérie na Netflix. Veja o trailer:
O que todas essas obras têm em comum? A resposta é bem simples: histórias de persistência e coragem.
Por isso, vamos trazer alguns dos motivos pelo qual o empreendedorismo feminino deve ser valorizado e pode crescer cada vez mais.
No Brasil, o número de mulheres que estão se tornando empreendedoras aumenta a cada dia, proporcionando renda e emprego para outras mulheres e homens. Segundo dados do Global Entrepreneurshop Monitor (GEM. 2018) que foi divulgado pelo portal ‘Ideia no ar’, o país conta com mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras.
Vamos lá!
Algumas pessoas podem pensar que homens e mulheres deveriam ser iguais, mas isso é uma afirmação equivocada, pois não existe qualquer igualdade entre os gêneros quando se trata de empreendedorismo.
Um exemplo disso é uma pesquisa do Sebrae de 2019, também divulgada pelo portal ‘Ideia no ar’, que mostra que 67% dos empreendedores são homens, enquanto 33% são mulheres.
E um fato histórico é que, até a década de 60, era considerado “raro” mulheres empreendedoras. Triste, não é?
Além disso, nós mulheres também enfrentamos diversos desafios, como: preconceito e ganhos reduzidos, machismo, dificuldade de acesso a financiamento ou jornada múltipla, considerando que a maioria das mulheres são mães ou possuem uma família.
Como empreender em meio às dificuldades? Só com muita persistência, rede de apoio e, claro, planejamento.
Mas atualmente, o cenário está mais flexível e oferecendo várias opções para que mulheres empreendedoras realizem seus sonhos, conquistem seus objetivos e movimentem cada vez mais a economia brasileira.
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