Chegou a hora de fazer sua empresa crescer, mas não sabe por onde começar? Entender o quanto seu negócio está vendendo e identificar o que fazer para aumentar suas vendas é o primeiro passo do planejamento estratégico.
Você sabe qual é o ticket médio da sua empresa? Esse número tem que estar sempre atualizado e fresco na sua memória. Ele é um indicador fundamental para avaliar o desempenho do negócio e te ajudar a determinar o que fazer para aumentar sua receita.
É um indicador de desempenho essencial que fornece o valor médio de vendas por cliente. Uma fórmula simples te ajuda a chegar nesse valor. Primeiro, determine o período que será avaliado (que pode ser um dia, uma semana ou um mês). Na sequência, divida esse valor total de vendas do período determinado pelo número de clientes que compraram. Esse é o valor do seu ticket médio.
Com esse número em mãos, é possível refazer seu planejamento estratégico, redefinir as metas e o que mais precisar ser feito para aumentar as vendas e fazer sua empresa crescer. Lembre-se: é mais fácil vender mais para os atuais clientes do que conquistar novos.
Existem duas formas de aumentar o ticket médio: subir o preço do produto (upsell) ou vender mais unidades para o mesmo cliente (cross sell). Existem diversas alternativas para aumentar suas vendas. Algumas, relativamente simples, requerem pouco investimento.
O quanto você conhece seu público? Caso ainda não tenha, está na hora de construir o seu CRM (Customer Relationship Management) (em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente). Com as informações do seu cliente em mãos, você pode fazer ofertas de acordo com o perfil de cada um e aumentar o número de produtos vendidos para cada pessoa.
Incremente a divulgação para seu público com sorteios, promoções e vendas exclusivas para quem seguir suas redes sociais, por exemplo. A ideia aqui é gerar audiência, visibilidade e, consequentemente, vendas. Aproveite também para entender como seus principais concorrentes estão se posicionando e que tipo de oferta eles fazem.
Como seu produto está posicionado em relação à concorrência? Praticar preços mais baixos pode trazer alguns clientes a mais, mas não necessariamente aumentar seu ticket médio. Por outro lado, cobrar muito acima do mercado pode espantar seu público. O que vale aqui é entender onde está o meio termo, para que seu preço seja competitivo (atraindo mais clientes), mas também vantajoso para o seu negócio.
Você pode testar com seu público que tipo de promoção funciona mais: pague 2 e leve 3; compre 1 e ganhe 15% de desconto no segundo produto; ganhe um desconto da segunda compra do mês. Enfim, descubra qual tipo é melhor para seu negócio e comece a divulgar já.
Um exemplo é a promoção mais queridinha: Black Friday.
A Black Friday é uma estratégia que, segundo especialistas, pode contribuir positivamente para a fidelização de clientes. Portanto, é um período para incluir em seu planejamento estratégico.
Segundo um levantamento feito pela Ebit|Nielsen divulgados pelo portal ‘Mundo do Marketing’, em 2020, foram mais de 6 milhões de pedidos gerados, sendo 15,5% superior ao ano anterior, representando um ticket médio de 8,2% no comércio eletrônico brasileiro.
Por isso, nesse período ou em qualquer outro, a promoção deve oferecer diversidade nos canais de comunicação ao cliente, um relacionamento positivo com os consumidores, estar aberta para opiniões, além de demonstrar segurança e confiança para o seu público.
Outro ponto importante é manter seu site sempre atualizado e seguro. Afinal, quem nunca se interessou por um produto e foi conferir no site da empresa?
Se você já entendeu o perfil do seu público e saturou as vendas do que tem no portfólio, vale avaliar diversificar. Será que seu faturamento aumenta se você tiver um novo produto? Esse lançamento é para o seu cliente já fidelizado? Agora que seus clientes estão seguindo seu perfil no Instagram, por exemplo, é fácil descobrir que tipo de produtos e serviços eles consomem, quais dos seus concorrentes oferecem esses artigos similares, e por aí vai.
Não se esqueça: antes de embarcar nessa jornada para aumentar o ticket médio, é fundamental saber o quanto você deseja lucrar com cada venda realizada e quanto isso vai custar para sua empresa. Avaliar o ticket médio como um número isolado pode trazer mais problemas do que soluções. Ele precisa fazer parte de um conjunto de indicadores que, juntos, vão te ajudar na tomada de decisão sobre o que fazer para sua empresa crescer ainda mais.
Por que o ticket médio é tão importante?
Para se obter sucesso, é necessário ter um bom planejamento estratégico e, para isso, você precisará mensurar resultados: indicadores de desempenho, conhecidos como KPIs. Nele, está o ticket médio – que será usado para medir a saúde financeira da sua companhia.
Sendo assim, o ticket médio é uma das métricas mais importantes dentro de uma empresa, pois ele apresenta informações valiosas que contribuem para o planejamento estratégico e, consequentemente, consolidação da marca no mercado.
Essa métrica deve ser monitorada de acordo com o segmento da sua empresa, por exemplo: se ela faz parte de um mercado mais volátil, o cálculo deverá ser realizado semanalmente.
Com isso, a análise do indicador mostrará os resultados do planejamento estratégico, o que está sendo eficiente e o que deve ser repensado. Vale lembrar que o planejamento estratégico é a junção de tudo isso que foi abordado no início do artigo e extremamente importante para que seu negócio prospere.
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