Aprimorar o inglês, vivenciar novas experiências e ter uma bagagem repleta de momentos únicos, são algumas das vantagens do consórcio de intercâmbio em inglês.
Muita gente deixa de realizar esse investimento por conta dos valores que, dependendo do destino, podem ser altos. No entanto, há uma opção pouco conhecida no mercado e bastante viável para conseguir realizá-lo: o consórcio de intercâmbio.
Entenda como funciona o consórcio de intercâmbio
Segundo a Belta, associação responsável por mais da metade dos intercâmbios realizados no Brasil, milhares de brasileiros – a maior parte, mulheres – se aventuram em um intercâmbio para aprender inglês.
Em 2019 o setor de intercâmbios movimentou 1,3 bilhões de dólares americanos e cresceu 5,86%. Ao todo, foram 386.000 viajantes, apesar da situação política e econômica do país. Ou seja, é um investimento que vale a pena.
Para fazer parte desses estudantes e aprender muito mais sobre a língua e a cultura desejada, você pode aderir ao consórcio de intercâmbio especial para mulheres da eutbem ;-)!
Mas como funciona? Vamos lá!
O consórcio funciona do mesmo modo que uma “vaquinha”, onde as pessoas que têm interesse em comprar um determinado serviço se juntam em um grupo. A administradora deste grupo cuidará para que as participantes paguem as mensalidades em dia, garantindo que todas serão contempladas ao longo dos meses.
A cada mês pelo menos uma pessoa do grupo será sorteada e terá acesso à carta de crédito.
E quem não foi sorteada?
Calma, quem não foi sorteada poderá ainda dar um lance para tentar resgatar a carta de crédito naquele mês. É basicamente um leilão e quem der o lance mais alto é a vencedora, levando a carta de crédito no valor contratar os serviços para sua viagem.
Quando você for contemplada será necessário apenas enviar alguns documentos para a liberação da sua carta de crédito.
Prontinho, agora você terá o poder de compra sua viagem à vista, conseguindo negociar as melhores condições com o seu fornecedor.
Ah, vale lembrar que seu plano de consórcio termina somente quando você quitar a última parcela.
Importante!
Antes de definir o valor da sua cota é imprescindível entender quanto você precisará investir no intercâmbio e nos serviços relacionados. Por isso, visite agências especializadas neste segmento e solicite um orçamento. Assim você terá uma ideia do quanto gastará na viagem, hospedagem, estadia, passeios e estudos. Não esqueça de incluir também um valor para sua reserva de emergências!
Agora que você já conhece o consórcio de intercâmbio, saiba como se planejar!
O desejo de estudar fora e mergulhar em uma nova cultura exige muita organização e planejamento. Para te ajudar nessa missão separamos aqui alguns passos:
1. Defina o objetivo
Por que você quer viajar? É para aprender? Ter novas experiências ou para curtir o momento? Respondendo sinceramente esta pergunta, você saberá como definir as próximas etapas.
2. Defina qual será a agência de intercâmbio
É importante escolher uma agência de intercâmbio de confiança para não sofrer nenhum tipo de problema. Portanto, verifique os históricos nas redes sociais e, de preferência, busque indicações e avaliações de clientes que já utilizaram serviços.
3 Escolha o destino
Após responder ao primeiro tópico você poderá pesquisar quais são os destinos ideias para o seu intercâmbio. Estilo, cultura e gastronomia devem estar em mente na hora da decisão.
4. Escolha o curso
Você precisará escolher entre inglês geral; inglês para negócios; inglês acadêmico; cursos de preparação para provas de proficiência; cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.
Depois disso, é a hora de escolher a instituição ideal e fazer a matrícula. Para isso, você deverá preencher um formulário com informações pessoais e enviar com antecedência para a escola, garantindo sua vaga.
5. Faça um planejamento financeiro
Como citamos anteriormente, os gastos da viagem podem variar muito conforme o destino escolhido. Por isso, é importante pesquisar antes e ver todas as possibilidades de investimentos, como o consórcio para intercâmbio, por exemplo.
E mais 4 dicas para aproveitar melhor o seu intercâmbio!
Já sentiu aquele friozinho na barriga só de imaginar viver o desconhecido? Então, para você aproveitar ao máximo o seu intercâmbio sem sofrimento listamos aqui 4 dicas. Confira!
É fácil falar e mais fácil ainda se planejar!
Antes de embarcar, treine seu inglês, crie uma programação para visitar pontos turísticos e curtir passeios. Pesquise sobre a gastronomia e cultura do país para não ter nenhuma surpresa.
E por último, mas não menos importante, defina o período de duração, local de moradia e afins.
Sentiu as bochechas queimarem? A dicção ficou enroscada? Esqueceu como que se anda? É normal sentir tudo isso, mas tente driblar a timidez.
Faça novos amigos, vivencie novas experiências e não tenha medo de errar, afinal você está lá para aprender.
Matricule-se em cursos do seu interesse, assim a aula será ainda mais atrativa e prazerosa. Essa é a hora de se dedicar de verdade a aprender, então não fique deslumbrada a ponto de esquecer ou não se aplicar de verdade ao seu curso.
Quando falamos em programação local é tudo: TV, rádio, cinema, serviços de streamings, passeios, shows, restaurantes, eventos e muito mais!
Permita-se vivenciar coisas novas, além de novas experiências você trabalhará melhor o seu vocabulário.
Principais destinos para realizar intercâmbio
Por meio de um levantamento da Belta, separamos aqui alguns dos destinos de intercâmbio mais escolhidos em 2020 e que você pode se basear para realizar o seu.
Principais destinos de 2020:
Canadá
Para quem pretende fazer intercâmbio no Canadá, saiba que você estará em contato com diversidade, receptividade e, claro, uma grande variedade de ensino – que é considerado um dos sistemas mais eficazes do mundo.
Este destino está na primeira posição dos queridinhos das brasileiras há 15 anos.
Estados Unidos
Os Estados Unidos são o destino mais conhecido para se aprender inglês e o segundo mais procurado pelas brasileiras. Se você busca oportunidade, lá é o local ideal.
Irlanda
Considerada a terceira maior ilha da Europa, o país recebe muitos visitantes – cerca de aproximadamente 6 milhões, número maior que a sua população de 4,7 milhões de habitantes.
O custo de vida lá é mais baixo o que torna a Irlanda o destino perfeito para quem pretende economizar.
Reino Unido
Aqui é possível encontrar as melhores universidades e instituições de ensino superior mais antigas do mundo. O país também é atrativo pela diversidade, qualidade de vida e segurança.
Austrália
Praias paradisíacas, centros urbanos com pessoas de diferentes nacionalidades, clima agradável e conhecido por ser referência em educação, oportunidade e desenvolvimento, a Austrália conta com mais de 1,2 mil instituições e 22 mil cursos de idiomas.
Destino certo para quem quer aprender o inglês!
África do Sul
Para quem quer sair do padrão e fazer um intercâmbio mais barato, a África do Sul é a opção ideal!
Um país repleto de biodiversidade, cultura, recursos naturais e história, que oferece um excelente custo-benefício para estudantes que estejam interessadas em viver muito além do curso aplicado.
Quer conhecer ainda mais destinos para o seu intercâmbio? Então confira nosso artigo com os melhores destinos!
E aí? Já começou a planejar o seu sonho?
Conte com a eutbem 😉