Para ser bem-sucedida profissionalmente, é necessário investir nos estudos e aperfeiçoamento, sendo sua escolha graduação, pós-graduação ou especializações. Principalmente, se você se interessar por áreas acadêmicas e científicas ou que demandam bastante atualização.
Um dos pontos que devemos lembrar é que, no caso de pessoas que desejam estudar no exterior, fazer um intercâmbio para realizar a pós-graduação ou especialização é uma ótima ideia.
Mas, você sabe quais tipos de estudos pode fazer para se aprimorar? Por ser a dúvida de diversas estudantes, separamos aqui algumas das opções oferecidas pelas universidades. Confira:
a pós-graduação, como o nome já diz, nada mais é que um curso/especialização realizado após a conclusão do ensino superior, que pode ter sido bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. O curso de pós-graduação não necessariamente precisa ser na mesma área de formação da graduação. Existem diversos temas de pós-graduação; em cada um deles é disponibilizada uma grade curricular sobre determinado assunto, que será aprofundado durante o curso.
é um curso indicado principalmente para quem deseja se tornar professora de ensino superior ou trabalhar em áreas acadêmicas. Durante o curso, a estudante irá desenvolver uma pesquisa por 18 a 24 meses, até apresentar a sua tese final à uma banca examinadora.
“só é Doutora quem tem doutorado”, já diziam as boas línguas, não é? E realmente: o curso é feito após o mestrado (normalmente, mas há outras possibilidades) e é destinado para quem deseja se tornar uma pesquisadora acadêmica ou professora de ensino superior.
Bem semelhante ao mestrado, mas com duração de 4 anos. E no final do projeto, é necessário desenvolver uma tese de doutorado e apresentá-la para uma banca examinadora.
essa categoria tem carga horária de 360 horas e dá o título de “especialista” para quem se forma. Um exemplo é: uma pedagoga, recém-formada ou não, que pode fazer uma especialização em psicopedagogia ou em educação especial.
MBA (Master in Business Administration): é um curso destinado às pessoas que querem se especializar na área de gestão e de negócios. Sendo assim, essa categoria é indicada para profissionais que atuam no mercado de trabalho. A duração é de 360 horas e a aluna pode escolher entre diferentes focos da área administrativa.
MBA Executivo: é um curso voltado para as atividades das profissionais que já atuam no mercado e possuem certa experiência, mas desejam aprimorar seus conhecimentos.
MBE (Master of Business Economics): é um curso com a mesma finalidade do executivo, mas com foco em finanças.
MBE (Master in Business Engineering) Engineering: é um curso com a mesma finalidade do anterior, mas o foco está direcionado para engenharia.
MBP (Master in Business in Petroleum): é o nível de ensino que aumenta a capacitação dos alunos na indústria petrolífera.
Pós-MBA: é uma especialização exclusiva para quem já possui o MBA. Com curta duração, é realizada por quem busca otimização dos serviços e processos do seu negócio.
O leque de oportunidades pode ser muito mais variado que somente a pós-graduação, pois contamos com:
Mestrado acadêmico – um dos tipos mais comuns, mas que exige uma dedicação maior e tem duração de dois anos, sendo dividido entre disciplinas obrigatórias e avaliação de qualificação com banca e apresentação de projeto.
Mestrado profissional – bem parecido com o anterior, mas a sua finalidade é de conhecimento profissional e possui dois anos de curso também.
Doutorado – parece uma pós-graduação, no entanto, é mais complexo. E uma curiosidade é que no Brasil há processo seletivo para doutorado. Para saber mais informações, procure a instituição de ensino de seu interesse.
O stricto sensu é um modelo de ensino direcionado para quem já concluiu uma graduação e quer ampliar seus conhecimentos.
É uma modalidade de pós-graduação que conta com uma carga horária de, no mínimo, 360 horas, direcionada a estudantes que desejam se aprofundar profissionalmente.
Ensino Presencial é a modalidade mais tradicional, onde o curso é exibido em sala de aula com professores e outros alunos. E, para ser aprovado, o aluno tem que ter 75% de frequência.
O Ensino à Distância conta com a flexibilidade de assistir as aulas em casa, conectadas à internet pelo computador, tablet ou smartphone. Essa modalidade é perfeita para quem tem a agenda mais agitada e pouco tempo vago.
Vamos lá!
Parece a mesma coisa, mas não é. Eles têm a mesma importância para a carreira profissional, mas o diploma é um título stricto sensu , já o certificado é lato sensu. Ambos têm um enorme peso no currículo e na carreira profissional.
Outro fator importante é que o diploma DEVE ser regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC), pois só assim terá o devido valor e reconhecimento.
Para se destacar no mercado de trabalho, a profissional que possui uma pós-graduação, mestrado ou doutorado é vista com bons olhos, podendo melhorar o valor do seu salário. Além disso, ganha pontos em concursos e entrevistas para novos cargos.
Para se tornar uma profissional brilhante, é necessário investir sempre em estudos e buscar novas informações. A atualização é fundamental para ter um plano de carreira concreto e, consequentemente, ter sucesso no trabalho.
E você, pretende fazer alguma pós-graduação, mestrado ou doutorado? Se sim, conte com a eutbem 😉 onde você encontra consórcios de serviços com cartas de crédito de valores variados, de forma facilitada, segura e com vários benefícios para mulheres. Para saber mais, fale com a nossa equipe pelo WhatsApp, clique aqui.