2021 está terminando e o que você planejou para o próximo ano? Neste período, é comum surgirem promessas de Ano Novo. Mas, como tirá-las do papel?
Para isso, a gente vai te dar dicas aqui para realizar as promessas de Ano Novo. Continue a leitura e entenda!
Segundo um levantamento feito pelo Google e divulgado no portal ‘Super Interessante’, da editora Abril, em 2019, 55% dos brasileiros buscavam na internet por alguma meta. Hoje, não é diferente… vamos ser sinceras: quem nunca olhou no Google ou em qualquer outro buscador para se inspirar em uma meta?
Mas o que ninguém imagina é que, tornar esses desejos realidade, é mais difícil do que pensamos. Uma pesquisa americana, citada na reportagem acima, mostrou que 88% das pessoas costumam abandonar o novo hábito em fevereiro, ou seja, no mês seguinte.
Já outro estudo feito pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, também citado na reportagem acima, mostra que apenas 8% da população sonhadora consegue tirar as promessas de Ano Novo do papel.
Isso acontece porque é do ser humano superestimar a própria capacidade. Desse modo, acabamos fantasiando e traçando metas irreais, empolgadas por essa fase de recomeço, trazida pelo Ano Novo.
O que acabamos de falar tem nome: a síndrome da falsa esperança.
Uma dupla de cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, publicou um artigo que explica como a síndrome da falsa esperança atua e não se espante se você se identificar totalmente com isso. Basicamente, traçamos quase que as mesmas metas todo ano, mesmo sabendo que já não foram cumpridas no ano que se passou. Parece que não faz sentido, mas é mais comum do que imaginamos.
Mas, para a nossa alegria, esse estudo também traz dicas de como levantar do sofá e ir atrás dos seus sonhos e desejos. Dê aquela espiadinha a seguir:
Para isso, tenha uma lista de promessas de Ano Novo mais curta e bem elaborada. Sendo assim, você conseguirá executar a maior parte, de uma forma mais eficiente. Com metas mais reais e objetivas fica mais fácil administrar seu tempo para realizá-las.
Parece cruel, mas não é!
É melhor colocar que vai correr 3 vezes por semana do que colocar que irá correr 20 quilômetros todo dia. Por que estamos explicando isso? Você conseguirá correr 20 quilômetros? Você tem condicionamento físico? Começar treinos mais curtos e, com o tempo ir aumentando pode ser um grande progresso para a realização dessa meta, por exemplo.
Agora você deve estar se perguntando: COMO, MEU DEUS? Então, vamos explicar aqui.
Uma coisa é definir que quer emagrecer 15 quilos, outra é como fazer isso. Talvez uma meta tão geral fique longe da prática, então defina sua meta principal, mas também pequenas submetas práticas de como realizá-la, de fato, no dia-a-dia. Uma ótima dica aqui é começar as frases com verbos de ação.
Ainda citando o exemplo de correr, se você quer mesmo praticar esta atividade, deixe o tênis e a roupa na mochila. Assim, você pode voltar do trabalho correndo, por exemplo. Integrar suas metas à sua rotina cotidiana facilita – e muito – a execução.
Conte aos outros sobre suas metas nas redes sociais, por exemplo. É importante divulgar as promessas de Ano Novo para que se tenha mais motivação, apoio e, quem sabe, até uma parceria de treino. Você pode chamar uma amiga para correr com você, por exemplo. Ter alguém que nos estimule e cobre a execução das metas é uma ótima pedida!
Rory Vaden, especialista em autodisciplina e autor do livro ‘Take the Stairs: 7 Steps to Achieving True Success’, traz a punição como uma carta na manga para que você não caia na autossabotagem. Por exemplo, cada vez que você não correr, corte o doce na sobremesa. Escolha algo que realmente goste e vá te fazer falta, assim você vai pensar duas vezes antes de se sabotar.
Pequenas vitórias também são grandiosas, então, se você conseguiu cumprir a meta de ler um livro por mês, por exemplo, celebre, se dê um presente e vibre por isso! Não deixe suas conquistas passarem em branco.
Se aquela meta de 2021 não deu certo, não precisa abandoná-la, basta colocar para 2022 e mudar a tática de execução, sendo assim você terá mais assertividade.
Depois de ver dicas para não se autossabotar, que tal se inspirar em algumas promessas de Ano Novo preparadas pela nossa equipe?
A primeira é aquela que usamos com tanta convicção em nossos exemplos: atividade física regularmente. Cuidar da saúde é um ato de amor-próprio.
Em entrevista ao portal ‘Saúde’, da editora Abril, o professor Antonio Lancha Jr., conhecido por ser expert em nutrição e atividade física pela Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro ‘O Fim das Dietas’, explica que colocar a prática de atividade física como meta é comum, mas executá-la nem sempre dá certo.
“Por exemplo: se decido caminhar três vezes por semana, preciso firmar os dias, com horário de início e fim da atividade, e verificar se tenho camiseta, bermuda, tênis”, disse em entrevista ao portal.
Ou seja, quanto mais planejado, mais comprometida você estará com a sua meta. Tá vendo? O planejamento serve para todas as vertentes da vida, inclusive para sua saúde financeira.
A segunda que está na lista das promessas de Ano Novo é ‘menos estresse’. Difícil? Que nada!
Para conseguir colocar em prática, basta fazer atividades relaxantes, como: meditação, praticar um esporte, ir ao cinema pelo menos uma vez a cada 15 dias, adotar um pet ou visitar a família. Tenha um tempo para você!
Outra da lista das promessas de Ano Novo que também é fácil de colocar em prática: alimentação saudável. Você pode optar pelo consumo de alimentos orgânicos e que trazem benefícios à saúde. É bom lembrar que o radicalismo só piora, então, um passo de cada vez, colega.
Ficar magra? O padrão de beleza está em constante mudança, mas se você não está se sentindo confortável com o seu peso, mude seus hábitos.
Para Fernanda Timerman, expert em nutrição comportamental e coordenadora do Grupo Especializado em Nutrição, Transtornos Alimentares e Obesidade (Genta), em entrevista ao portal ‘Saúde’, metas precisam ser específicas, mensuráveis e significativas.
Nada de criar metas imediatistas, pois isso não é saudável. E, se desejar fazer algum procedimento estético, busque ajuda de um profissional e certifique-se que está apta para a realização.
Um hobby para chamar de seu!
Fazer algo que ama é o combustível do bem-estar. Se você já tem ou deseja descobrir um novo hobby, invista tempo nisso. Faça um curso de dança, de artes, decoração ou até mesmo de empreendedorismo. O importante é sair do lugar!