Você sabe como surgiu essa data? Não? Então saiba aqui e venha curtir o Dia Mundial do Rock 2022! A data teve origem no dia 13 de julho de 1985, quando aconteceu o Live Aid – um festival histórico realizado para arrecadar doações para famílias carentes da Etiópia.
A produção contou com uma mega transmissão por satélite e televisão, resultando em 1,5 bilhão de espectadores.
Neste festival, as apresentações ficaram por conta de grandes nomes dignos do Dia Mundial do Rock, como U2, Phil Collins, Paul McCartney, Eric Clapton, Elton John, Bob Dylan e Mick Jagger.
Além de nomes icônicos, como David Bowie, falecido em 10 de janeiro de 2016.
O festival passou por Londres, Filadélfia, Austrália, Rússia e Japão.
E como esse momento foi tão marcante para a música, o próprio Phil Collins sugeriu que a data deveria ser marcada como o Dia Mundial do Rock. Mas somente dois anos depois do festival, a data começou a ser celebrada, principalmente por rádios brasileiras, como a 89 Rádio Rock, por exemplo. Portanto, o Dia Mundial do Rock 2022 é celebrado mais em nosso país.
De acordo com informações divulgadas pelo site ‘Letras’, o radialista Kid Vinil afirma que a data começou a ser celebrada seriamente por duas rádios paulistanas, a 89 FM e a 97 FM.
Anualmente, a estação de rádio da nação roqueira, 89 Rádio Rock, realiza ações com bandas e músicos, reunindo o melhor do rock nacional. Ansiosos para curtir o Dia Mundial do Rock 2022?
Nos Estados Unidos, por exemplo, a data considerada é 9 de julho, quando estreou o programa ‘American Bandstand‘, que ajudou a popularizar o gênero entre as décadas de 50 e 80.
Antes de sair por aí curtindo o Dia Mundial do Rock 2022, confira a evolução deste gênero que mexe com a cabeça de todos.
Anos 50
O rock surgiu com grandes nomes do blues, como Chuck Berry e Little Richard e, depois, o “rei do rock”, Elvis Presley.
Anos 60
O gênero ganhou mais notoriedade, principalmente pelo discurso político e pelo festival (talvez mais conhecido) Woodstock.
Nesta década, surgiram as seguintes bandas e artistas: Beatles, Rolling Stones, Bob Dylan, Pink Floyd, Jimi Hendrix, The Doors e Janis Joplin.
No Brasil, neste período, a MPB ganhava força e trazia reconhecimento para artistas, como: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé.
Anos 70
Nesta década, o movimento ficou por conta do heavy metal, marcado por bandas importantíssimas para o gênero musical como Judas Priest e Black Sabbath.
Logo na sequência, nasceu o punk com Sex Pistols e Ramones.
E mais ídolos como Queen e David Bowie.
Anos 80
Década marcada pelo hard rock, glam rock e rock alternativo. AC/DC, Metallica, Iron Maiden, Bon Jovi, R.E.M., entre outros, nasceram com muito brilho e fazem sucesso até hoje.
Anos 90
Marcada por bandas que fizeram história, como Nirvana, Red Hot Chili Peppers, Megadeth, Green Day, Oasis e Cranberries.
Anos 2000
O século XXI começou com tudo!
Surgiram as bandas Audioslave e The Strokes, além de Avril Lavigne, My Chemical Romance e Slipknot, por exemplo. Aposto que você conhece alguns dos hinos da época?
Comemorar em casa maratonando filmes com a temática do Dia Mundial do Rock 2022? Bora!
Confira a lista a seguir:
Considerada uma das bandas mais poderosas do glam metal, Mötley Crüe teve o auge da sua carreira na década de 80 e 90. O longa mostra até um fato inusitado com outro ícone do rock, o Ozzy Osbourne.
A produção está disponível na Netflix. Assista o trailer:
Documentário mostra o sucesso que a banda tem até nos dias de hoje. A banda é conhecida por ter vendido mais na história, com mais de 183 milhões de vendas no mundo todo.
Disponível no Prime Video. Assista o trailer a seguir:
Dewey Finn (Jack Black) é um músico que acaba de ser demitido de sua banda. Com várias dívidas, ele aceita ser professor substituto em uma escola particular. Se tornando exemplo para os alunos, eles acabam montando uma banda sem o conhecimento de seus pais.
Jack Black foi indicado ao Globo de Ouro por esse filme.
O longa está disponível também na Netflix. Veja o trailer:
O documentário conta a história da banda com cenas inéditas da rotina de turnê, desde os momentos de glória até os conflitos. A produção conta com participações inéditas de grandes nomes como Lars Ulrich, do Metallica, David Ellefson, do Megadeth, Phil Campbell, do Motorhead, Scott Ian, do Anthrax, Corey Taylor, do Slipknot e Phil Anselmo, do Pantera.
Você pode assistir na Netflix, mas confira uma prévia no trailer a seguir:
O filme mostra a carreira do “maluco beleza”, o ícone que criou a “sociedade alternativa” e que desafiou a política em suas músicas, Raul Seixas.
É um raio-x com colegas de profissão, documentos, imagens inéditas, depoimentos de familiares e amigos. Disponível na Netflix.
Veja o trailer:
O filme traz no elenco o “rei do rock”, Elvis Presley. No drama, Vicent Everett (Elvis) acaba sendo condenado por homicídio culposo, depois de se envolver em uma briga de bar para defender uma mulher. Na prisão, Hunk Houghton (Mickey Shaughnessy), companheiro de cela, fica encantado com a voz do jovem cantando. E quem não ficaria, não é mesmo?
O filme é antigo e pode ser encontrado no YouTube ou na Apple TV. Assista o trailer a seguir:
A cinebiografia conta a trajetória de uma das primeiras bandas formadas apenas por mulheres. Joan Jett (Kristen Stwart) e Cherie Currie (Dakota Fanning) são duas adolescentes rebeldes do sul da Califórnia e líderes da banda Runaways, que tiveram conflitos em meio ao sucesso.
Veja o trailer: