Hoje, 7 de julho, celebramos o Dia Mundial do Chocolate e, com isso, trouxemos uma pauta interessante: é verdade que o melhor chocolate do mundo é suíço? Bom, depende do seu gosto, mas trouxemos aqui várias curiosidades e provas de que o sabor é inconfundível.
O século XIX foi marcado por várias invenções, desde novas receitas, até os maquinários. E rapidamente a Suíça se tornou referência quando se trata do melhor chocolate do mundo.
Mas a fama do país do chocolate surgiu porque foi inventor o suíço Rodolphe Lindt, que criou o chocolate ao leite. Já sabemos por que é considerado o melhor chocolate do mundo, né? Até hoje, nos encantamos com os chocolates da Lindt.
Pegando o gosto pelo chocolate, os suíços passaram a ser a população que mais consome chocolate no mundo. E quando pensamos no cenário econômico, os resultados são ainda melhores. A produção de chocolate é uma das principais fontes econômicas do país.
Atualmente, a Suíça é a maior exportadora de chocolate do mundo. As delícias são enviadas para diversos países, como Alemanha, Reino Unido, França e Canadá.
Até a guloseima se popularizar na Suíça e se tornar o melhor chocolate do mundo, a história é grande. Continue a leitura para entender melhor!
Segundo o portal ‘Passaporte Feliz’, o chocolate surgiu no século XIV quando os Astecas tomavam o doce como bebida quente, aqui nas Américas.
No ano de 1528, o conquistador espanhol Hernán Cortés resolveu atravessar o Atlântico com safras de cacau, o que resultou em novas formas de beber o chocolate quente.
A corte espanhola passou a refinar o fruto e adicionar mel, açúcar e baunilha, produzindo um chocolate quente mais suave, mas a bebida que ainda não levava esse nome nem era tão popular na época e distante de se tornar o melhor chocolate do mundo.
Mas com o tempo e amor, o fruto chegou até a corte francesa por meio da princesa espanhola Anna, que casou com o Rei francês Luís XIII. A bebida feita através do fruto se espalhou rapidamente em todo continente, sendo uma bebida da aristocracia.
Depois desta popularização, o chocolate começou a ser comercializado em massa e ganhou outras variações, os primeiros países a transformarem o fruto em barra e em outras variações foram a Suíça, a Bélgica, a Holanda, a Itália e a Alemanha.
E no ano de 1819, a Callier (que no futuro se tornou a Nestlé) chegou à Suíça. Anos depois, a França já falava em chocolate em barra e, consequentemente, as primeiras manufaturas surgiram e foram crescendo de modo contínuo.
Depois de ter esta imersão na história do melhor chocolate do mundo, que tal ir à Suíça tirar a prova? Para isso, separamos aqui um tour gastronômico que você não pode deixar de fazer. Confira:
O que fazer? Por onde começar? O que não posso esquecer?
Com tanta variedade de chocolate, fica difícil saber qual é o melhor chocolate do mundo e, principalmente, escolhê-lo, não é mesmo?
Por isso, separamos aqui uma lista de chocolates suíços das melhores marcas de acordo com Juliana Guimarães, do portal ‘Calor nos Alpes’. Veja:
O carro-chefe é o chocolate Frisch Schoggi, chocolate artesanal que carrega versões com frutas secas, nozes, caramelos, pimentas, entre outros sabores, além do tradicional chocolate ao leite.
Suas trufas também são bastante populares.
A Sprüngli é a linha de chocolates artesanais da Lindt – que já conhecemos pelo sabor inconfundível. Agora, imagina a versão artesanal? É de dar água na boca.
A Max Chocolatier também é uma marca artesanal e conhecida por usar ingredientes de alto padrão. Outro ponto que faz com que se torne referência são os sabores exóticos de flores dos campos alpinos, chá verde, rum ou café.
A Teuscher atua com chocolates finos e são superfamosos pela decoração diferenciada e divertida. Entre os sabores mais famosos estão as trufas de champagne.
A Favarger é uma marca de chocolate artesanal e possui apenas duas boutiques de chocolates na Suíça Francesa (Genebra e Versoix). As suas especialidades são as linhas avelines e nougalines, com recheios de amêndoas e avelãs. Um de seus carros-chefes é o famoso chocolate fondue.
A Lindt é uma marca popular aqui no Brasil, mas na Suíça tem mais variedade. São sabores novos e, principalmente, variados, bem diferente do que encontramos por aqui.
Cailler é a linha premium da Nestlé na Suíça. Apesar de ser um chocolate industrial, os sabores são excelentes e também oferecem variedade.
Camille Bloch é uma das empresas mais tradicionais da Suíça e trabalha com as marcas Camille Bloch, Ragusa e Torino. O primeiro, são chocolates com licores; o segundo, são produzidos com avelãs inteiras; o terceiro, são chocolates recheados com creme de avelã e amêndoas.
Com um detalhe único, os chocolates triangulares da Toblerone são populares no mundo todo. O sabor do mel com avelã e amêndoas é a melhor combinação que você poderia querer neste momento.
Também há variações com frutas, chocolate branco e, claro, amargo.
A Villars é uma fábrica da região de Fribourg que honra suas origens e, com exceção do cacau, todos os outros ingredientes são 100% suíços – e o açúcar vem da beterraba-sacarina, que é cultivada no país.
Por aqui, a marca Ovomaltine é bastante conhecida, principalmente no café da manhã da garotada. Mas na Suíça há outros produtos, como o chocolate Ovomaltine de diversos formatos e combinações.
A linha de chocolates vendida em supermercados da Suíça é conhecida por oferecer bombons Frey, pralinés e miniaturas.
Mas o melhor chocolate do mundo é aquele que atende os seus gostos.
Depois de olhar cada um dos melhores chocolates do mundo, dá aquela vontade de saborear um docinho, né? Separamos aqui 5 receitas para você fazer em casa enquanto planeja sua viagem à Suíça.
Chocolate Quente Suíço
Ingredientes:
Modo de preparo:
Misture o leite com açúcar, o cacau em pó e a canela. Leve ao fogo alto e quando ferver, abaixe e deixe por mais 15 minutos para incorporar.
Depois, acrescente o amido de milho com um pouco de água e engrosse o leite.
Quando estiver incorporado, desligue o fogo e coloque o licor de cacau e o creme de leite, misturando bem.
Bata no liquidificador para criar espuma e sirva bem quente.
Fonte: Tudo Gostoso
Bolo Suíço de Chocolate
Ingredientes:
Massa
Cobertura
Recheio
Modo de preparo da massa:
Coloque na batedeira ou liquidificador o açúcar, as gemas, a manteiga e bata até obter um creme. Sem desligar, coloque a farinha e o chocolate em pó, alternando o leite e aos poucos. Desligue a batedeira e misture delicadamente o fermento e as claras batidas em neve.
Passe a massa para uma forma redonda (25 centímetros) untada e enfarinhada e asse em forno médio (180 graus), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até inserir um palito – se ele sair limpo, está pronto. Deixe esfriar.
Modo de preparo de recheio:
Misture bem a geleia ao licor, corte o bolo ao meio e espalhe o recheio.
Modo de preparo de cobertura:
Bata o creme de leite, o açúcar, o chocolate em pó, a manteiga e o mel até obter um creme homogêneo. Leve à geladeira por 1 hora.
Depois disso, retire e cubra a superfície e laterais do bolo.
Fonte: Receitas sem Fronteiras
Torta de Chocolate Suíço com Caramelo
Ingredientes:
Modo de preparo:
Primeiramente, saborize a calda com o Algemix Chocolate Suíço. Faça o gelato de acordo com a capacidade de sua máquina. Preencha uma forma de silicone quadrada com o Gelato, cubra completamente. Leve para refrigeração até a torta endurecer.
Remova com cuidado da forma e cubra com a cobertura Esquimó Supreme Caramelo.
Sugestão: decore com chocolates e macarons.
Fonte: Specialitá
Brigadeiro Suíço
Ingredientes:
Modo de preparo:
Derreta o chocolate ao leite, em seguida, misture o leite condensado, junto ao creme de leite. Leve ao microondas em potência média por 5 minutos, retire e mexa novamente, coloque por mais 10 minutos e vá mexendo a cada 3 minutos. Deixe esfriar e enrole em formato de bolinhas.
Passe os brigadeiros nas raspas e coloque em forminhas. Deixe na geladeira para conservar.
Fonte: Nestlé Professional
Bolo Suíço de Ameixa e Chocolate
Ingredientes:
Massa
Cobertura de Ganache de Chocolate
Modo de preparo:
Misture em um recipiente os ovos, a manteiga e o leite condensado, até formar uma mistura homogênea. Adicione aos poucos a farinha de trigo, o leite e o fermento. Misture bem.
Unte uma forma de bolo e forre-a com papel manteiga. Depois disso, coloque metade da massa do bolo na forma e adicione as ameixas no sentido do comprimento da forma e cubra com restante da massa do bolo.
Leve ao forno (180 graus), preaquecido, por cerca de 40 minutos.
Cobertura de Ganache de Chocolate
Coloque o chocolate já cortado no banho-maria. Acrescente o creme de leite, misture bem. Desenforme o bolo e cubra com o creme.
Prontinho para servir!
Fonte: Receitas Nestlé
Onde encontrar chocolate suíço no Brasil?
O melhor chocolate do mundo pode ser encontrado em grandes e-commerces, como: Lojas Americanas, Mercado Livre, Shopee, Amazon, Mendoá Chocolates, Karamell Store, entre tantos outros. Algumas marcas, como a Lindt, por exemplo, contam com lojas físicas em shoppings.
Por isso, não deixe de provar os seguintes chocolates que listamos com base no review do portal ‘Você na Neve’:
E aí, qual é o melhor chocolate do mundo?
Antes de provar o melhor chocolate do mundo, é necessário se planejar para ir à Suíça. O que você precisa saber antes de embarcar?
Brasileiros não precisam de visto. Para entrar na Suíça basta um passaporte com pelo menos 3 meses de validade a partir da sua data de retorno, segundo site do Itamaraty.
A permanência máxima é de 90 dias para cada período de 180 dias.
O seguro de viagem é obrigatório, pois o país faz parte daqueles que assinaram o Tratado de Schengen.
Visto Nacional D para estadias superiores a 90 dias
O agendamento do visto D (estudos, reagrupamento familiar e preparação de casamento, por exemplo) é feito com base em uma documentação que deve ser apresentada com antecedência, além da realização de uma entrevista. Clique aqui para conferir todos os trâmites necessários.
Estadia igual ou inferior a 90 dias
Para pessoas que pretendem entrar no país e permanecer em uma estadia inferior a 90 dias dentro de um período de 180 dias, o visto não é necessário nas seguintes situações:
Visto de trânsito aeroportuário
É para aqueles cidadãos que necessitam de visto para circular na área de trânsito internacional do aeroporto.
Permissão de trabalho
A contratação de mão de obra estrangeira por um empregador na Suíça é de responsabilidade da autoridade cantonal. O visto de entrada é liberado após a contratação efetiva e comprovação com os documentos exigidos para dar continuidade aos trâmites necessários.
Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.
Obrigatoriedade de vacinas
Atualmente, a Suíça está exigindo comprovante de vacinação contra a Covid-19. Além disso, o resultado com PCR pode ser exigido. Saiba mais aqui.
Dependendo da época, é bom ir preparado.
Os períodos com temperaturas mais elevadas são entre o fim de abril e o começo de outubro, por isso leve roupas mais leves e alguma jaqueta, o tempo é bem imprevisível por lá, principalmente no interior.
Já na época mais fria, todos os outros meses, você pode enfrentar temperaturas próximas do zero ou até negativas. Por isso, leve roupas térmicas, peças mais quentinhas, sapatos fechados e com sola de borracha, gorro, luvas e cachecol.
Não deixe para comprar por lá, os preços de roupas e calçados são mais salgados.
Também é importante levar uma bolsinha de primeiros socorros com remédios, esparadrapos e antialérgicos. Afinal, não conhecemos as marcas que têm por lá.
Sabemos que uma viagem até a Suíça não sai barato, pelo contrário, sai um valor “salgado”, principalmente para aqueles que têm outros compromissos. Mas não custa nada sonhar, né?
E o consórcio de serviços chegou para tirar o seu sonho do papel!
O consórcio de serviços é uma modalidade financeira que apresenta vários benefícios em comparação ao financiamento e empréstimo, realizado por bancos e instituições financeiras. Um dos diferenciais do consórcio é que ele não possui juros e as taxas são reduzidas, nada de enganação, aqui prezamos pelo justo.
O consórcio de serviços funciona da seguinte forma:
A modalidade se baseia na união de pessoas, que contribuem mensalmente ou conforme estabelecido por contrato, para a formação de uma poupança em grupo, chamada de “fundo comum”, que é utilizada por todos os participantes do grupo para a aquisição do serviço desejado.
Para retirar a carta de crédito e contratar o(s) serviço(s), é necessário aguardar a contemplação, que pode ocorrer por meio de sorteio ou lance.
O lance funciona como em um leilão – quem dá o lance mais alto (proporcional ao valor total contratado), leva a carta de crédito. É importante destacar que esta ação funciona também como um adiantamento das parcelas de seu plano ou como pode ser abatido proporcionalmente nas parcelas.
No sorteio, um ou mais participantes do grupo são sorteados. Ao ser contemplado, a administradora entra em contato com o participante solicitando alguns documentos que serão analisados para a liberação da carta de crédito.
Para entrar em um consórcio de serviço, basta procurar uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil e associada à Associação Brasileira de Consórcio de Serviços (ABAC), como a eutbem ;-), por exemplo.
A eutbem 😉 acredita que todos podem conseguir seus objetivos através do consórcio de serviços e, por isso, incentiva cada vez mais as pessoas a tirarem suas ideias do papel, desde uma viagem para provar o melhor chocolate do mundo até uma pós-graduação no exterior.
Com isso, a administradora oferece atendimento 100% digital, facilitando ainda mais o seu acesso ao crédito de forma justa e segura.
Portadora do CNPJ 40.513.064/00001-00, a eutbem 😉 é uma das empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, exceto aos feriados.
Sabemos que as principais vantagens do consórcio é não oferecer juros e as taxas são super reduzidas, bem diferente do que acontece com o empréstimo ou financiamento. Mas os benefícios não param por aí, confira:
Apesar de atender todos os públicos, a eutbem 😉 acredita no empoderamento feminino e, com isso, incentiva as mulheres a realizarem os seus sonhos, por meio de parcerias, ofertas e condições diferenciadas.
Não deixe para depois, fale com a nossa equipe agora pelo WhatsApp (11) 2780-0329.