Se aproximar da natureza é algo necessário para a nossa saúde mental e corporal e, por isso, é importante ter um lugar em casa em que você tenha esse contato. Já pensou em reformar e decorar a sua casa, que está pedindo uma repaginada há algum tempo, com plantas para jardim de inverno?
Ter esse espaço como um cantinho verde, revitalizado, cheio de plantas de diversos formatos e cores é uma forma de dar mais vida aos seus momentos de lazer e também ao dia a dia.
E para que o seu jardim de inverno fique mais bonito, charmoso e extremamente aconchegante, basta você se organizar e estruturar todos os detalhes necessários. Confira com a gente!
Mudar o seu tipo de jardim de inverno também pode ser uma opção em meio à reforma. Assim, para te auxiliar na escolha, separamos dois tipos:
O jardim de inverno sem paredes é um espaço aberto onde você pode ou não colocar alguma cobertura. Quando montado assim, ele fica integrado aos outros ambientes, sem divisões físicas.
Já o jardim de inverno com paredes de vidro é um ambiente à parte. A estrutura ao redor dele é feita de vidro e assim é possível ter uma ampla visualização, tanto dos cômodos para ele, como dele para os cômodos.
Quando se tem um jardim em casa, cria-se um ambiente mais leve e com mais vida! Além disso, ele fica mais arejado e bem mais bonito. Você pode usar e abusar da criatividade para montá-lo, desde as plantas até os itens decorativos.
Especialmente quando é feito em casa, em uma área de lazer, esse espaço possibilita momentos de descontração e contato com a natureza, já que serão utilizadas diferentes plantas para o jardim de inverno.
Para te ajudar nesse processo de reforma, seleção de móveis, de plantas e decoração do seu espaço de lazer, separamos algumas dicas, confira abaixo. Mas antes, baixe aqui um E-Book Completo de Planejamento para Reforma de Casa! Um presentão que preparamos para você 😉
Aproveite a reforma para deixar o seu jardim de inverno sem teto, com um teto de vidro ou até mesmo com claraboias adequadas. Com isso, suas plantas receberão a iluminação natural e o ambiente ficará ainda mais saudável.
Dessa forma, todas as opções para aproveitar a luz do dia combinam com o espaço e ficam bonitas e funcionais.
O jardim de inverno pode ser o melhor espaço de lazer da sua casa. Quando você opta por colocar móveis nesse ambiente, ele fica mais descontraído e muito mais fácil de ser aproveitado para os momentos de diversão.
Utilize banquetinhas, mesa de centro, uma mesa de madeira, ou até mesmo um sofá de madeira com as almofadas removíveis.
Um ponto de atenção para os móveis: eles precisam estar protegidos contra as ações do clima, com uma camada de verniz, por exemplo.
Os móveis rústicos darão um visual extremamente agradável e diferente para o seu jardim e o resultado será incrível. Só se lembre de equilibrar a decoração.
Se nessa reforma você pretende mudar o seu jardim de inverno de lugar, opte por um espaço em que queira dar mais vida à casa.
Seja na sala de estar, na sala de jantar, embaixo da escada ou até mesmo no banheiro! Use a sua criatividade e escolha um lugar que seja possível ter a luz natural que esse jardim pede.
O jardim vertical é um painel repleto de plantas de várias espécies, que é fixado no sentido vertical ou pode ser suspenso por suportes. Você pode montar um com plantas e colocar no seu jardim de inverno!
Este tipo de jardim contribui para melhorar a qualidade do ar e a umidade do ambiente em que está inserido, além de dar um charme especial para o espaço.
Além disso, no jardim vertical também é possível montar uma mini horta. Imagina que incrível pegar temperos direto do seu jardim de inverno, fresquinhos e plantados por você!
Gostou da ideia? Então, para saber mais sobre jardim vertical, dá uma olhada nesse texto superinteressante clicando aqui!
Neste tópico, chegamos ao ponto alto e especial da decoração: a escolha das plantas para jardim de inverno!
É fundamental escolher aquelas espécies que se adaptam aos ambientes internos e que são resistentes às alterações climáticas do dia, como por exemplo, receber mais luz solar em alguns períodos e em outros, a incidência ser menor. O mesmo vale para a quantidade de água.
As plantas de sol pleno precisam de ao menos quatro horas de sol por dia diretamente nelas, como é o caso das hortênsias, babosa e gerânio.
Enquanto isso, as plantas de meia-sombra precisam de uma luminosidade considerável, de cerca de três horas por dia. Porém, elas não podem ser expostas ao sol entre 10h e 17h, pois a luz é muito forte. Esse é o caso das orquídeas e antúrios.
Dê mais atenção às plantas de sombra, como lírios, jiboias, bambu da sorte, samambaias e espada de São Jorge, que não são resistentes à exposição solar e, por isso, devem receber luz indireta por, no mínimo, duas horas por dia.
Outro tipo de planta para jardim de inverno que você pode usar é o cacto! Além de serem mais resistentes e fáceis de cuidar, os cactos dão um toque especial e charmoso ao ambiente.
Além da beleza que o jardim de inverno proporcionará ao seu ambiente em geral, ele também será um espaço de lazer único em sua casa, seja para aquele café da tarde, para o seu banho de sol diário ou aquele momento de conexão com você mesma.
Dessa forma, é fundamental que pense no custo-benefício desse ambiente e o quanto ele fará com que você se aproxime da natureza e curta mais ainda os momentos de lazer, além de deixar a sua casa ainda mais bonita e aconchegante.
E, para você que mora em apartamento, ter um jardim de inverno, mesmo que pequeno, não é uma ideia impossível. Quer saber como o consórcio de serviços pode te ajudar com isso? Dá uma olhada no artigo do nosso blog “Veja como funciona o consórcio para reforma de apartamento”
Animada com tantas ideias? Então, mãos à obra! 😉