Diante da nova realidade em que vivemos, muitas famílias começaram a perceber a necessidade de recorrer a um consórcio para reforma de apartamento ou casa para tornar seus lares mais aconchegantes, ou realizar adaptações que ofereçam mais conforto e segurança também para o trabalho.
O lar virou também escola, escritório e área de lazer e, segundo uma pesquisa do Grupo Consumoteca que foi publicada pelo portal Extra Globo, 55% das pessoas da classe A e 39% da classe C fizeram algum tipo de reforma de apartamento ou casa em 2020.
Fique tranquila! Separamos aqui um passo a passo para começar.
Reformas residenciais quase sempre são caras e demoradas, mas você pode economizar dinheiro e tempo com um planejamento efetivo.
Veja a seguir nossas 7 dicas:
O primeiro passo para conquistar o seu objetivo sem dor de cabeça é saber exatamente o que vai fazer. Por isso, estude bastante quais melhorias ou mudanças poderiam ser realizadas e quais cômodos necessitam de mudanças, elencando das maiores para as menores necessidades.
Com todas as informações em mãos, você poderá realizar um orçamento inicial e terá uma noção do valor total que será gasto, bem como do tempo que a obra pode demorar até ser entregue. Com isso, será muito mais fácil organizar melhor cada etapa do processo de reforma da sua casa.
Para evitar aquela famosa “bola de neve”, nada melhor do que colocar suas finanças em ordem e definir um valor máximo para o seu investimento. Portanto, pesquise preços de materiais e solicite orçamento com diversos profissionais, negocie e dê o pontapé inicial em sua reforma de apartamento.
E uma dica de ouro: inclua sempre uma reserva de emergências!
Nele, você colocará os prazos de cada etapa da reforma, desde a data de início até a data da entrega do acabamento. Afinal, sua obra não pode durar para sempre ou se estender mais do que o devido, pois os gastos podem aumentar e sair do controle.
Utilize um calendário e faça uma divisão de dias para cada etapa.
Nem sempre o mais barato é a melhor opção e pode acabar saindo muito caro!
O profissional escolhido para trabalhar na sua reforma terá grande implicação sobre o resultado da sua obra, pois, se for uma pessoa qualificada, conseguirá atender as expectativas e entregar o trabalho completo, no prazo definido. Caso contrário… não existem quaisquer garantias para sua obra!
Por isso, o mais indicado é fechar com aquele profissional que apresenta mais segurança, conta com boas avaliações e recomendações e oferece preços e prazos justos para o projeto como um todo.
É importante fazer um contrato com prazos e valores bem especificados.
Nem sempre economizar significa levar o mais barato, pois você pode comprometer a sua reforma de apartamento e acabar gastando bem mais, ou comprometendo a segurança da sua família.
Os materiais escolhidos podem ser econômicos e, nem por isso, precisam ter baixa qualidade. Em questões de material de construção, hidráulicos e elétricos, mesmo as grandes marcas costumam oferecer opções mais em conta, respeitando as normas de segurança do INMETRO e outras instituições verificadoras.
A limpeza e organização são imprescindíveis em qualquer tipo de serviço e não seria diferente na reforma. Para evitar que materiais e ferramentas desapareçam como num passe de mágica, além dos quase inevitáveis desperdícios, guarde e identifique tudo, projeta móveis e objetos e, preferencialmente, retire tudo o que for possível do ambiente onde os profissionais estiverem trabalhando.
Faça uma avaliação detalhada de todas as linhas de créditos e veja qual oferece o melhor custo-benefício, segurança e liberdade para você escolher seus próprios fornecedores. Atualmente no mercado temos empréstimos, financiamentos e consórcios. Já falamos sobre eles anteriormente AQUI, no blog da eutbem 😉 e você pode conferir e se informar mais!
Dado que empréstimos e financiamentos têm juros altíssimos, e ao final do pagamento de todas as parcelas, você terá desembolsado duas ou três vezes mais do realmente vale sua reforma, o consórcio de serviços para sua reforma residencial pode ser a melhor opção para você, desde que sua obra não seja emergencial.
E agora, um presente special: um e-book completo para sua reforma sair do papel! Clique aqui e baixe o seu agora mesmo.
Com o consórcio para reforma de apartamento ou casa você terá chances de ser contemplada, principalmente em grupos menores, mais liberdade para escolher e negociar com o fornecedor do serviço que precisa e menores taxas, além de flexibilidade e o melhor de tudo: do seu jeito!
O consórcio para reforma de apartamento é formado por um grupo de pessoas e, nele, a administradora responsável cuidará para que todas as prestações sejam pagas até o fim do consórcio.
E durante o consórcio, uma pessoa, no mínimo, será contemplada mensalmente e poderá pegar antecipadamente sua carta de crédito através de um sorteio.
Quem não foi sorteada poderá recorrer por meio de um lance, igual a leilão: quem oferecer o maior valor, leva a carta de crédito. O valor mínimo do lance será estipulado de acordo com o plano escolhido.
Quando a participante é contemplada, ela precisa apenas enviar alguns documentos como garantia para a liberação da sua carta de crédito e, depois, basta negociar com seus fornecedores. Com as notas fiscais dos serviços a administradora pagará diretamente os prestadores e, assim, você poderá tirar a reforma de apartamento do papel!
Ah, vale lembrar que a administradora deve ser autorizada pelo Banco Central. Certifique-se no site oficial da instituição, clicando aqui.
É importante destacar que o consórcio para reforma de apartamento é uma opção bastante segura, dado que a modalidade está no mercado desde 2008 e apresenta o melhor custo-benefício.
O consórcio de serviços, em 2020, apresentou um crescimento positivo, chegando a altas superiores a 100%, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). O levantamento também mostra que mais de R$ 300 milhões em créditos foram disponibilizados em 28,91 mil contemplações.
Viu só? O consórcio para reforma de apartamento é totalmente seguro e transparente.
Não deixe de clicar AQUI e se aprofundar ainda mais com mais um conteúdo sobre as diferenças entre as diferentes soluções de financiamento para reforma de casa ou apartamento!
Não deixe para depois, invista no seu sonho AGORA!