Para descobrir qual é o melhor consórcio de moto, é necessário fazer uma breve pesquisa entre as administradoras de consórcio e averiguar se elas são autorizadas pelo Banco Central do Brasil e associada à Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
Mas antes de pensar em escolher o melhor consórcio de moto, entenda como a modalidade financeira funciona.
Para aderir ao melhor consórcio de moto, você paga parcelas durante um período definido em contrato. Mensalmente, uma ou mais pessoas são contempladas por sorteio ou através de lance e podem utilizar o crédito para comprar a motocicleta que desejarem. É uma oportunidade vantajosa para quem quer uma motocicleta a médio e longo prazo.
Isso te dá poder de compra à vista, ou seja, a possibilidade de pechinchar um bom desconto.
A contemplação funciona por sorteio ou lance. O sorteio é realizado com todos os participantes do consórcio de moto. Já o lance é uma oferta de um valor para tentar acelerar a contemplação: quem oferecer o maior valor (proporcional ao total contratado) tem a possibilidade de ser contemplado.
Se contemplado, esse valor pode ser abatido do valor total, diminuindo o número de parcelas totais a serem pagas ou ainda pode ser “diluído” nas parcelas restantes, diminuindo o valor a ser pago por mês.
Entenda como o consórcio funciona no vídeo da ABAC a seguir:
Aproveite e inscreva-se no canal da ABAC para ter acesso aos conteúdos atualizados sobre o consórcio.
Em todo consórcio, o usuário paga uma prestação proporcional ao valor total da carta de crédito, com taxas reduzidas.
O consórcio calcula em percentual o preço do bem. Desta forma, se o crédito é atualizado, as parcelas também são. Tudo isso é realizado a fim de privilegiar todos os consorciados, mantendo o poder de compra do grupo.
Quando o participante é contemplado, o crédito é liberado através da Nota Fiscal e, assim, você adquire a sua moto e apresenta a nota fiscal para a administradora, que realizará o pagamento para a loja ou concessionária. Frisamos novamente que o valor da carta de crédito não é depositado em uma conta ou pago em dinheiro vivo.
O pagamento do bem que, no caso, é uma motocicleta, será feito à vista. Sendo assim, quem escolhe a marca, modelo e loja é o participante. Isso te dá uma grande liberdade, não é? 😉
Bom, você pode usar até 10% do valor da carta de crédito para pagamento de despesas, como documentação e seguro da motocicleta, basta levar toda documentação para a administradora.
O primeiro e mais importante passo é escolher uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil – para conferir a lista, clique aqui.
Também é importante pesquisar opções de planos disponíveis, além de conferir taxas e condições do grupo.
Outro ponto que você não pode deixar passar é: ler o contrato de adesão antes de assiná-lo. É nele que constam seus direitos e deveres, sendo uma forma de evitar surpresas e até mesmo golpes no decorrer do grupo. Em caso de dúvidas sobre cláusulas, você pode optar por checar as informações com um profissional ou falar diretamente com a ABAC, onde o atendimento é gratuito.
Todas as informações citadas acima foram retiradas do blog da ABAC.
Independente da finalidade, seja para passeio, trabalho ou para diversão, as motos estão cada vez mais ganhando espaço no mercado.
Em 2021, as vendas de motocicletas fecharam com 1.157.369 unidades emplacadas, representando crescimento de 26,42% em comparação com 2020, quando foram vendidas 915.473 motocicletas. Os dados foram divulgados pela Fenabrave e publicado pelo site ‘UOL’.
Mas como adquirir esse bem? Uma pergunta interessante, principalmente para aqueles que não estão esbanjando uma vida de luxo e contam com um orçamento apertadíssimo.
Você que não está no vermelho, mas não pode gastar um centavo a mais, pode optar pelo consórcio de motocicleta.
Para escolher o melhor consórcio de moto é necessário procurar o plano que mais atende a sua realidade financeira, o valor final precisa ser suficiente para a realizar a aquisição do bem, mas as parcelas não podem extrapolar seu calendário financeiro, deixando a sua vida financeira em maus lençóis.
Portanto, durante a negociação você deve pensar em: prazo, quantidade e valores de parcelas. Além disso, pense na taxa de administração e em todos outros itens que serão cobrados. Um consórcio vale muito mais a pena do que um empréstimo e financiamento, por exemplo, já que as taxas são reduzidas e não há cobrança de juros, nem de entrada.
O ideal é que as parcelas tenham uma variação entre 10% e 20% do valor do contrato. Sendo assim, você terá mais acessibilidade na hora de efetuar o pagamento das prestações. Veja o que é cobrado em cada parcela no vídeo a seguir:
O consórcio nada mais é que uma compra programada a médio e longo prazo. É uma forma de conseguir poupar, sem desviar o dinheiro deste investimento para outros fins.
Para escolher o melhor consórcio de moto, você deve se atentar aos seguintes detalhes:
Estamos frisando sobre a autorização do Banco Central do Brasil porque, de fato, este é um ponto muito importante, podendo evitar possíveis golpes e/ou fraudes com o seu dinheiro. Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o artigo ‘Fraudes e golpes financeiros: como evitar os mais praticados e garantir sua segurança patrimonial’.
2021 foi o ano que bateu recordes, trazendo prosperidade para o setor econômico. Somente no consórcio de moto, quase 600 mil consorciados foram contemplados. Ao todo, foram mais de R$ 8,8 bilhões em créditos disponibilizados, segundo dados divulgados pela ABAC. O resultado foi o melhor desde 2017.
Lembra dos números citados de vendas de motocicletas? Então, parte dele teve influência com o consórcio, resultando em 51,9% do total de vendas no país.
Outro número marcante é o de adesão do consórcio de motocicleta com 1,12 milhões novas adesões. Segundo maior volume do sistema, atrás apenas de veículos leves, que está no topo do ranking desde 2016, ainda de acordo com a ABAC.
O consórcio de moto bateu recordes históricos nos créditos vendidos no ano com R$ 16,51 bilhões, 11,9% a mais que em 2020. Além de um aumento simbólico no ticket médio anual de 4,4%. Mas apesar de ter este aumento positivo, o consórcio de motocicletas ocupou o quarto lugar no sistema, considerando todas as categorias de consórcio.
Em dezembro de 2021, o segmento de motocicletas contabilizou 2,36 milhões de participantes ativos, 3,2% a mais que no ano anterior.
O levantamento completo está disponível no site oficial da ABAC.
Sabemos que os preços de combustíveis tiveram uma alta bastante significativa e prejudicial para aqueles que vão trabalhar dirigindo. Pensando em economizar, que tal optar por uma moto para trabalhar? Se não for esse o caso, anote as dicas mesmo assim, aqui você vai aprender a economizar.
É necessário avaliar o quanto você poderá pagar na motocicleta, assim como a quantia que você precisará para mantê-la. Lembre-se que para revender uma moto, o valor cai bastante, então é bom acertar na escolha.
Um dos pontos positivos do consórcio é que você negocia à vista, garantindo bons descontos e também não precisará se preocupar com os trâmites burocráticos.
Bom, como citamos no início do texto o exemplo de utilizar uma moto para se locomover até o trabalho, considere o tanto que você irá rodar com ela. Exemplo: se forem trajetos pequenos, um modelo menor é o ideal com 110cc e 125cc.
Mas para trajetos maiores, é recomendável uma acima de 150cc, ou seja, um modelo mais potente e que lhe servirá bem no dia a dia.
Ainda considerando o exemplo de utilizar uma motocicleta para trabalhar, no caso de deliverys, o ideal é uma moto de um tamanho maior para ter os baús, além de espaços extras e bagageiro.
Pense bem na finalidade que ela terá antes de escolher o modelo de moto.
Garanta o melhor consórcio de moto em apenas alguns cliques
A eutbem 😉 é pioneira em vários sentidos, principalmente por oferecer um consórcio 100% digital e por oferecer ofertas diferenciadas e vantagens para mulheres, mas vale lembrar que a administradora atende também o público masculino.
A eutbem 😉 conta com vantagens incríveis, sendo:
A administradora tem como objetivo apresentar uma forma mais inteligente de realizar seus sonhos e objetivos profissionais e pessoais. Com o consórcio de serviço e auto, você pode realizar uma cirurgia plástica, uma reforma no seu estabelecimento, comprar um carro ou moto, se inscrever em um novo curso, realizar um tratamento dentário ou viajar com a família para o exterior. Aqui tudo é possível!
A simulação do melhor consórcio de moto pode ser feita no próprio site da administradora ou solicitada pelo WhatsApp e, assim, contar com o auxílio de nossa equipe.
Portadora do CNPJ 40.513.064/0001-00, a eutbem 😉 está presente no Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.
Depois de fazer a simulação, conta pra gente nas redes sociais se o consórcio de moto valeu a pena.
Spoiler: já sabemos que sim!
Sabemos que, atualmente, com a fácil disseminação de informações fica difícil encontrar um conteúdo confiável e de boa qualidade. Pensando nisso, a eutbem 😉 desenvolveu vários e-books com temáticas que podem ser de seu interesse. Com eles, você aprende mais sobre planejamento financeiro, consórcio, viagens e até mesmo intercâmbio.
O melhor é que o download de todos esses conteúdos pode ser feito de graça no site oficial da eutbem 😉.
E você, ainda tem dúvida sobre algum assunto? Comente nas redes sociais que podemos esclarecer nos próximos conteúdos.
Ah, antes que esqueçamos, o site da eutbem 😉 conta com uma página dedicada às principais dúvidas sobre o consórcio. Vale a pena conferir!