Saiba quais são os 8 erros principais que a mulher empresária deve evitar para ter sucesso no seu negócio.
O Empreendedorismo no Brasil cresce cada vez mais. De acordo com o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), nossa taxa de empreendedorismo total ficou em 38% no final de 2019. Estamos à frente de países como EUA, China e outras grandes potências.
Se por um lado, a vontade de começar seu próprio negócio é grande, por outro, a falta de experiência e de técnicas de gestão é ainda maior e pode acabar transformando o sonho da mulher empresária em pesadelo.
Listamos aqui os 8 principais erros cometidos por iniciantes para te ajudar a decolar no mundo do empreendedorismo de sucesso. Confira:
Você pode ser especialista no serviço ou produto que vai oferecer, mas precisa se informar sobre outros assuntos também para tocar seu negócio. Controle financeiro, técnicas de negociação, marketing para pequenos negócios são alguns dos cursos essenciais para qualquer empreendedor. Confira no portal do Sebrae diversas opções gratuitas de cursos para a mulher empresária.
Antes de começar qualquer movimento, arrume suas finanças. Você precisa entender como estão suas contas nesse exato momento para decidir que movimentos pode fazer sem gerar nenhuma dívida desnecessária.
Quanto você pode investir? Em quanto tempo espera ter o retorno desse aporte inicial? Quais serão os produtos/serviços oferecidos pela sua empresa? Isso tudo tem que estar no seu plano de negócios. Além de estabelecer os prazos para alcançar as metas (que precisam ser discriminadas e factíveis de serem atingidas), é importante definir também os valores para alcançar o objetivo traçado.
É comum novas empresárias começarem suas atividades de maneira informal, mas não caia na tentação de seguir esse caminho por muito tempo. A partir do momento que você estruturou seu negócio e conquistou os primeiros clientes, é hora de formalizar a sua empresa. Com o CNPJ em mãos, você pode abrir uma conta PJ no banco (e separar suas finanças pessoais e do seu negócio), emitir nota fiscal e pagar os devidos impostos, além de conseguir uma negociação mais vantajosa com seus fornecedores.
É comum que empreendedoras iniciantes tenham dificuldades em definir preço e margem de lucro. Na hora de precificar o que você vende, seja um produto ou um serviço, coloque na planilha de cálculo tudo o que você gasta no desenvolvimento dele. Muita gente esquece de considerar itens que já estão embutidos em seu orçamento (principalmente quando se trabalha em casa), como água, luz, internet entre outros.
Lembre-se: você deve inserir no seu custo tudo o que está envolvido na produção, além do seu tempo. Fazer uma pesquisa de mercado para entender o preço cobrado pelos concorrentes ajuda também.
Essa dica vale principalmente para quem tem um bom fluxo de caixa: negocie. Se você não conseguiu um desconto, tente parcelar sua compra ou estender o prazo de pagamento. Pesquise também por outros parceiros: para ganhar um novo cliente, eles podem oferecer ainda mais vantagens.
A meta ideal para a mulher empresária que está começando é investir o mínimo possível em estoque, sem deixar os clientes na mão. Conforme sua demanda for aumentando, você entenderá melhor as necessidades de compra e de planejamento do estoque. Lembre-se: mercadoria parada muito tempo é dinheiro perdido. Tenha também na manga uma lista daqueles fornecedores coringas que conseguem te salvar num momento de aperto.
A mulher empresária não precisa ter muitos produtos no seu portfólio, mas se percebeu uma oportunidade, tome atitude rapidamente. Você pode fazer um lançamento teste, com parte do seu público, para ver a aceitação dessa novidade. Aproveite esse grupo menor de clientes e faça uma pesquisa pós-venda para entender se precisa fazer qualquer ajuste ou correção de rota.
Diariamente, mulheres vencem e conquistam seu espaço na economia brasileira. Mas, para alcançar a glória, ainda enfrentam desafios e problemas, como:
Infelizmente, ainda há muita diferença salarial entre gêneros e, consequentemente, mulheres acabam ganhando menos que os homens em todos os estados e no Distrito Federal.
Segundo um levantamento feito pela IDados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), referente ao terceiro trimestre de 2020, os salários são totalmente desiguais, como em São Paulo, por exemplo: o salário, em média, para mulheres é de R$ 2.934; para homens é de R$ 3.708.
É importante lembrar que até 1962, mulheres casadas só podiam trabalhar se o marido autorizasse e, até quase uma década depois, elas não podiam ter acesso ao cartão de crédito sem autorização do esposo.
Imagine ser uma mulher empresária naquela época? Triste…
A maioria das mulheres que desejam ou começaram empreender precisam conciliar a vida profissional com vida pessoal, maternidade e muito mais. É algo desafiador.
Ainda de acordo com a pesquisa citada anteriormente, da IDados, quase metade dos lares é mantido financeiramente por mulheres, totalizando cerca de 34,4 milhões. Esses dados só reforçam a importância da divisão de responsabilidades.
É comum ter medo de fracassar e, sem apoio, isso se torna mais difícil ainda. A realidade brasileira é complicada e, em muitas histórias, familiares pedem para que as mulheres desistam dos seus sonhos em prol da família.
Mas lembre-se: mulheres podem ser o quiserem ser!
Apesar das dificuldades, o número de mulheres empresárias cresce cada vez mais, seja por necessidade ou sonho. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, mais da metade dos novos negócios são liderados por mulheres.
Mas, apesar do crescimento contínuo, esse público ainda enfrenta grandes desafios – bem mais que os homens – para crescer. Isso acontece por conta de questões culturais e sociais, mas ainda dá tempo de quebrar esse tabu.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas que podem ser fundamentais para se obter o sucesso:
1. Priorize sua meta e não os obstáculos;
2. Entenda o nicho que você fará parte;
3. Busque ajuda de outros profissionais do mesmo segmento;
4. Faça acontecer;
5. Invista em inovação;
6. Construa sua liberdade financeira;
7. Acredite em você!
E nossa última dica, na verdade, é um presente! Preparamos um e-book especial e completo para a Empreendedora de Primeira Viagem. Clique aqui e confira! Baixe o seu agora. É gratuito! 😉