Você já ouviu falar ou participou de um casamento no campo ou na floresta? Ainda não? Pensa em fazer? Então, esse artigo é feito para você!
A natureza se tornou o ambiente mais apropriado para realizar uma união e celebrar o amor. Sem dúvida o casamento no campo ganha cada vez mais a atenção das noivinhas de plantão.
Mas, para ter uma cerimônia de casamento bem-sucedida no campo é necessário prestar atenção em alguns detalhes, que vamos explicar AGORA!
Sim, começamos por ela! A iluminação é fundamental no casamento no campo ou na floresta, pois é a partir dela que os noivos definirão o horário do matrimônio.
E para te ajudar na organização desta etapa, separamos aqui algumas dicas:
Vale lembrar que você deve se certificar se o local escolhido terá infraestrutura para receber velas ou iluminação amarela.
Como falamos anteriormente, a iluminação diz muito sobre o horário da cerimônia, mas não queremos influenciar você. Vamos deixar aqui alguns pontos positivos sobre cada horário para você decidir qual é o melhor para você.
No casamento no campo, o horário ideal é antes das 10h da manhã ou após às 16h, quando as temperaturas estão mais amenas.
Mas, se a cerimônia for na floresta, você pode fazer até as 12h, pois com as árvores e folhagem, a temperatura estará agradável.
Em ambos os casos, você pode aproveitar a iluminação natural e, no fim do dia, recorrer às velas.
Já que estamos falando de horário, seja pontual, pois até o famoso e tradicional “atraso” da noiva tem limite, ainda mais em um ambiente externo.
Sei que os casamentos em locais públicos são charmosos, mas é melhor prevenir do que remediar, não é? O ditado popular já diz muito sobre… 👀
Principalmente no casamento no campo é bom ter um plano ‘B’. Agora você deve estar se perguntando: como?
É simples, escolha um local que tenha uma estrutura interna e, de preferência, que mantenha o clima bem quentinho, afinal a previsão do tempo pode falhar e acabar tudo em água, ou melhor, quase tudo, se você seguir o nosso conselho.
Nesse espaço, você pode separar os ambientes: desde a cerimônia, festa e pista de dança, de um jeito que atenda a todas as expectativas do casal.
Agora, se não choveu e fez um dia lindo, aproveite a estrutura interna para direcionar todas as opções de entretenimento da festa.
E não se esqueça: dê prioridade aos banheiros também. É algo que os convidados vão precisar muito, ainda mais se a sua lista tiver crianças, bebês e idosos. Preze pelo conforto dos convidados.
SEM REGRAS OU OBRIGAÇÕES. A decoração do seu casamento deve ser feita de acordo com os gostos e preferências do casal, mas para ajudar você, que talvez tenha deixado esse tópico para a última hora e só decidiu que o casamento será ao ar livre, se liga nessas dicazinhas básicas de amiga:
Na mesma linha de iluminação, segue o buffet, que pode variar de acordo com o horário. Por exemplo, se for uma cerimônia noturna, você pode oferecer um jantar com massas e molhos.
Se for uma cerimônia durante o dia, vale pensar em algumas entradas mais leves, assim como opções de almoço.
Um ponto que você deve se atentar é se algum convidado possui alguma intolerância ou restrição, além de oferecer opções vegetarianas/veganas para aqueles que não consomem carne ou alimentos de origem animal.
Sabe o que está em alta quando se trata de bebidas? Água saborizada, sucos com a fruta da estação e drinques sem álcool. Mas você pode incluir bebidas alcoólicas no cardápio.
O casamento no campo ou na floresta exige uma vestimenta apropriada, que tem como objetivo o conforto do casal. Portanto, roupas de tecidos leves são prioridade.
Se o casamento for mais tarde, durante à noite, é bom se prevenir e ir com algo mais quentinho para não passar frio.
Um ponto que merece destaque é que a noiva pode fugir do tradicional vestido branco, o casamento no campo traz inúmeras possibilidades: como estampas, rendas e até mesmo outras tonalidades.
Para o noivo, as cores claras são uma boa escolha. Ele deve optar por um traje que combine com a decoração, ambiente e, claro, horário da cerimônia.
O casamento no campo exige sapatos adequados também, e que sejam confortáveis. Para as noivas, plataforma, sapatos baixos ou até mesmo botas são perfeitos para a ocasião.
Já para os noivos, sapatos que não sejam apertados ou rígidos.
O casamento no campo ou na floresta exige muito, principalmente quando se trata de fios arrumados. Dependendo do local, clima e estação, o vento pode ser desafiador.
Por isso, faça penteados mais baixos, deixe os fios da frente soltos, para ter um caimento mais despojado que não exija tanto retoque.
Deve ser algo bem leve para combinar com o ambiente, mas você deve lembrar do uso do fixador para garantir que a maquiagem continue impecável. Tons claros, principalmente nude ou marrom, são perfeitos para a ocasião.
Engana-se quem pensa que, por ser no campo ou na floresta, pode convidar 400 pessoas para a cerimônia. Se empolgar na hora da lista de convidados vai tornar o planejamento mais complexo e encarecer tanto a cerimônia, quanto a festa.
Por isso, muitos casais optam pelo miniwedding (casamento com até 100 pessoas) e microwedding (com até 30 convidados). Cada vez mais, as cerimônias intimistas estão virando tendência, mesmo que ao ar livre.
O casamento na floresta é bem parecido com o do campo, mas se tornou tendência por ser uma cerimônia mais intimista e contar com o contato direto com a natureza, podendo ser em uma reserva ambiental ou parque.
Com os estilos boho e folk, a cerimônia pode ter até alguns traços da cultura nórdica (amantes de Vikings, corram aqui 🤭). Outra característica que merece destaque são os elementos rústicos que podem ser utilizados na decoração.
Mas se o local for público é necessária uma autorização, ou você poderá ser multado. Primeiramente, você deverá definir se será apenas a cerimônia ou também a comemoração e, com isso, ir atrás da licença – que pode ter o número de presentes controlado.
Vale destacar que o local de apoio também é fundamental, pois com ele você pode realizar a festa, recepção ou despedida dos noivos com mais tranquilidade e para mais pessoas.
Se você escolheu casar em um local público, verifique o clima e novamente o plano ‘B’, além de um cardápio mais leve e elaborado com alimentos que não estraguem com facilidade.
Pior que uma chuva surpresa, é uma intoxicação alimentar. Bora bater na madeira três vezes e se planejar com: plano ‘B’, ‘C’, ‘D’ e por aí vai…
E lembre-se de preservar o local. Afinal, o meio ambiente vai te proporcionar um local lindo, em um dia inesquecível! O mínimo que fazemos em troca é respeitá-lo. 😉
Qual estilo você gostou mais? Vai se casar em curto ou médio prazo? Para qualquer uma das opções, você precisará se planejar financeiramente. Sendo através de gastos do dia a dia, criando uma poupança ou fazendo consórcio para arcar com todos os custos.
E tudo isso deve ser feito com antecedência!
Já revelamos o segredo acima, mas agora vamos dar uma receita infalível para realizar o casamento dos sonhos sem passar perrengue. Olha só:
Coloque numa planilha toda entrada e saída de dinheiro, só assim você terá o controle. Depois disso, guarde tudo em um fundo ou poupança.
Determinar um valor total de gastos é importante para você saber o quanto pode se comprometer com parcelamentos, por exemplo. Além disso, estabeleça um limite para cada situação, por exemplo: x valor para comprar roupas; x valor para gastar com a festa; x valor para fechar o local do casamento.
Não adianta apenas um poupar, enquanto o outro “gasta y gasta”. Por isso, vocês precisam conversar e estabelecer limites, além de pensar em conjunto. Afinal, vocês começarão uma vida juntos e nesse novo ciclo é preciso ter companheirismo, confiança e parceria.
Pesquisar os valores do buffet, local, vestimentas, decoração e tantas outras coisas, é algo que pode gerar uma economia.
Nem sempre o primeiro e mais chamativo será aquele que você vai fechar de fato. Por isso, você deve colocar na ponta do lápis o custo-benefício, prazos de entrega, opções de pagamento, além de outros benefícios, como qualidade e experiência no mercado. E aqui cabe a dica de pesquisar também avaliações de outras pessoas e trabalhos realizados anteriormente pela empresa.
Sabemos que o casório deixa os pombinhos com a cabeça no mundo da lua, não é? Portanto, agende todos os pagamentos e não corra o risco de esquecer de pagar algo e ficar inadimplente.
Com isso, você pode dormir tranquila, junto de seu parceiro ou parceira, sem se preocupar: será que paguei? Esqueci. E agora? É só seguir essa dica de ouro!
Como citado anteriormente, a melhor forma de pagamento também exige uma pesquisa minuciosa. Aliás, muitos casais acabam optando por empréstimos e parcelas absurdas que fogem do orçamento do casal. Mas, para você ter uma escolha mais saudável, apresentamos o consórcio.
Com ele, você tem taxas menores, sem juros e a possibilidade de negociar a quantidade e valor das parcelas. Todos os meses, uma consorciada é contemplada com a carta de crédito no valor total escolhido anteriormente por ela. Também é possível dar um lance, ou seja, oferecer um valor que aumente suas chances de contemplação naquele mês. E mais uma vantagem incrível: no consórcio de serviços, você mesma escolhe seus fornecedores, sem ter que ficar presa a nenhuma obrigação quanto a isso.
Cuidar das suas finanças e fazer uma compra planejada é algo que só tem vantagens para quem deseja realizar um casamento no campo.
Se você ainda tem alguma dúvida de como organizar uma cerimônia, como montar uma lista de presentes, escolher o estilo, decoração e afins, baixe AGORA um e-book completo que preparamos para você, clicando aqui!