Já dizia aquela música da Marisa Monte: “o meu melhor amigo é o meu amor…” 🎶 e nada melhor do que trazer dicas para sua festa de noivado e aprender mais sobre o consórcio para casamento para que você possa juntar as escovas de dente com o seu melhor amigo!
O tão esperado SIM do pedido de casamento merece uma festa própria para compartilhar com quem você mais ama e faz parte da sua vida, tornado esse momento ainda mais único. Por isso, separamos aqui alguns passos de como fazer sua festa de noivado. Veja a seguir:
O estilo da festa de noivado envolve tudo: decoração, roupas dos noivos, cardápio do dia, local da festa e tudo mais. Você pode optar por algo mais descolado, simples, tradicional, moderno ou rústico, do jeito que combina mais com você e com o seu parceiro (a).
Você poderá fazer algo mais intimista, só para os familiares e amigos muito próximos ou até uma festança daquela. Tudo dependerá da sua disposição e do seu bolso!
Lembrando que, não existe uma regra da combinação da festa de noivado com a de casamento. São eventos separados, com temas separados, se você assim desejar.
Só de pensar em organizar a festa de noivado foi empolgante, né? Então já deu para ter uma prévia sobre como será organizar a festa de casamento.
Diferente da festa de noivado o casamento em si (cerimônia e festa) tem grandes custos, que, sem planejamento, podem se tornar uma bola de neve e se perpetuar por um longo período na vida do casal.
E nem é preciso dizer que uma dívida no início dessa história pode atrapalhar, e muito!
Para evitar que este novo ciclo inicie junto com dívidas, separamos aqui 10 dicas para realizar o seu casamento gastando apenas o necessário. Confira!
Crie uma planilha de gastos e contabilize todas as despesas que você terá para realizar o casamento. Coloque todos os itens, como vestido de noiva, decoração, aluguel do espaço, buffet, banda ou músico, lembrancinhas, reserva de emergência, entre outros detalhes.
A planilha deve ter o nome de cada produto ou serviço, valor, forma de pagamento e se a compra será ou não parcelada, incluindo também os prazos de pagamento das parcelas e o total do investimento.
O casamento requer muito planejamento e tudo deve ser feito com antecedência, para evitar possíveis imprevistos.
Então, divida o planejamento por etapas: 12 meses antes, definir valores; 10 meses antes definir o local, data e horário… e assim por diante.
Você pode aproveitar a lista da festa de noivado como base, e incluir mais nomes, numa avaliação que você e seu noivo devem fazer em conjunto. Afinal, além de pagar por pessoa, é muito chato esquecer de alguém importante! Pense com muito cuidado e carinho e volte a analisar a lista em outros dias.
Você pode aproveitar o estilo escolhido na festa de noivado, como também pode pensar em um estilo totalmente novo. Como já dissemos, não existe uma regra para isso. Tudo depende muito do que os noivos desejam na hora de combinar seus sonhos.
Mas você deve pesquisar, fazer vários orçamentos e tentar negociar diversos locais, além de reservar o espaço que combine o melhor custo-benefício para vocês.
E, para locais abertos, é necessário pensar em um plano B, caso o tempo não colabore. E é claro que também separamos AQUI 10 dicas incríveis para quem deseja realizar um casamento ao ar livre sem sufoco!
Normalmente, os noivos optam em casar aos finais de semana. Mas se casar em dias alternativos pode ser sinônimo de ECONOMIA. Pois de segunda a quinta-feira os valores costumam ser mais em conta, já que não tem tanta demanda.
As cerimônias religiosas precisam ser agendadas com antecedência, em alguns municípios e em alguns locais específicos, isso deve ser feito um ano antes ou mais, então, atenção para os prazos!
Vale lembrar que algumas igrejas oferecem salões, onde a recepção pode ser realizada após a cerimônia religiosa. Eles costumam ser mais baratos do que um buffet à parte. No entanto, o horário é delimitado e não costuma comportar festas até o dia seguinte. Informe-se a respeito.
Enquanto a festa de noivado costuma ser mais simples e rápida, a cerimônia e festa de casamento costumam ser mais trabalhosas. Mas, ainda assim, é possível economizar e ganhar tempo. Para isso, contrate um bom serviço de cerimonialista. Aliás, nada melhor do que a ajuda de um profissional, né? As vezes, mesmo com um custo extra, um profissional da área ajuda você a economizar em outras coisas e compensa o valor, podendo até sair mais em conta caso você fizesse tudo sozinha.
Para os convidados, um dos pontos que mais chamam a atenção é a comida e bebida oferecidas na recepção.
Por isso, escolha um cardápio que combine com o horário da festa e que caiba em seu orçamento. Pesquise, busque referências, faça orçamentos com diferentes profissionais e negocie!
Para as bebidas alcoólicas, por exemplo, existe a opção de consignação. Ou seja, os noivos só pagam o que foi consumido.
Os doces são os últimos a serem servidos, por isso não exagere na quantidade para evitar desperdícios.
Se você já contratou um fotógrafo para a festa de noivado, você pode contratar o mesmo para o casamento. Ou está a fim de mudar o estilo? Não tem problema, mas é possível que tenha que desembolsar um pouquinho mais.
Será DJ ou banda? Procure por profissionais qualificados e conheça o trabalho antes, para evitar dor de cabeça. E feche o contrato com antecedência, a agenda desses profissionais é concorrida.
Se você não tem uma reserva para realizar uma festa de noivado e de casamento, busque modalidades que ofereçam o crédito que você precisa.
O consórcio, por exemplo, permite contratar o plano ideal para você sem pagar taxas abusivas de empréstimos ou financiamentos.
O consórcio oferece vários benefícios!
No consórcio você fará parte de um grupo onde pessoas administrados por uma empresa autorizada pelo Banco Central, como a eutbem ;-). Você paga somente uma taxa de administração e não tem taxa de juros, nem entrada, basta começar a pagar a parcela do seu plano.
Todos os meses cada participante pagará uma parcela do plano e, no mínimo, uma pessoa será sorteada para receber a carta de crédito de serviços no valor integral contratado.
Para tentar adiantar a carta de crédito, a participante pode ter a chance de dar um lance e, se for o valor mais alto dado, ela poderá levar a carta de crédito naquele mês. Como em um leilão.
Para liberar a carta de crédito a participante precisa enviar alguns documentos. Depois disso, é só negociar a vista com os melhores fornecedores que a própria administradora realizará o pagamento mediante uma nota fisca do serviço escolhido.
E então, é só esperar o grande dia e realizar o seu casamento dos sonhos!
Ahhh, importante: o seu plano só acaba quando você quitar a última parcela. Para mais informações, faça uma simulação sem compromisso!