Quando pensamos em casamento, sonhamos com a cerimônia, o vestido, a decoração, festa, lua de mel, fotos, filmagem e tantos outros detalhes que fazem parte deste momento mágico. Porém, a contratação de um empréstimo ou consórcio para casamento logo vem à mente para arcar com todos esses custos.
E tudo isso pode ser assustador quando não há planejamento financeiro, não é? Mas calma, no artigo de hoje vamos abordar dicas para organizar o seu casamento, além de opções de parcelamento.
Antes de dar qualquer passo é necessário entender que algumas coisas farão diferença, principalmente quando se trata das finanças. Por isso, separamos aqui 6 dicas para se preparar e começar a economizar agora mesmo:
Muitas vezes imaginamos aquele casamento de princesa, mas este sonho pode custar caro. Por isso, é importante levantar diversas opções e analisar todas as possibilidades com antecedência, separando o que é insubstituível para você do que pode ser adaptado.
Após escolher como será a cerimônia ideal, comece a organizar o casamento com cotação de valores. Em uma planilha planeje e controle os gastos para não fugir demais do seu orçamento.
Imprevistos podem acontecer, portanto é sempre importante considerar um valor de segurança para se precaver de qualquer gasto extra, principalmente na semana da cerimônia.
A maior inimiga de qualquer casal que está começando a vida à dois é a DÍVIDA. Ela pode atrasar todo o processo, desde o planejamento do casamento – pois, se você não tiver tudo em dia, pode gerar atrasos e mais gastos – até a compra ou aluguel do imóvel do casal, a decoração da casa, entre outras etapas da nova vida conjugal.
Apesar de possivelmente somar a renda do casal, muitas vezes ela não é suficiente para cobrir todos os custos do casamento. Portanto, defina as suas prioridades, objetivos e metas a serem alcançadas. E, se optar por modalidades de empréstimos, financiamento ou consórcio para casamento, entenda o que cada um oferece e qual é o melhor para você!
Por fim, o mais importante: o companheirismo. Quando vocês comemoram cada pequena conquista juntos, a parceria fica ainda mais sólida. Apesar de toda tensão e ansiedade, é importante se divertir durante todo o processo!
Atualmente, no mercado, encontramos as seguintes opções: empréstimos, financiamento e consórcio para casamento.
O empréstimo pode ser solicitado a qualquer banco, mas você deve se atentar às taxas de juros e outros encargos cobrados pelas instituições durante todo o período de pagamento. Somando tudo, o valor requisitado no empréstimo pode ser bem diferente do valor final a ser pago, sendo até 3 vezes mais o valor adquirido.
O financiamento até parece uma boa ideia, mas pode ser uma “furada” porque, além de ter taxas de juros e alguns reajustes, a quantidade de parcelas pode transformar o sonho em uma bola de neve repleta de dívidas.
O consórcio para casamento é uma excelente opção porque oferece mais liberdade, taxas menores e não conta com taxa de juros (vale consultar com a administradora responsável), flexibilidade e mais vantagens para fazer o plano do seu jeito!
O consórcio é tão seguro que, somente em 2020, os investimentos cresceram e somaram R$ 163,63 bilhões, cerca de 21,5% em comparação a 2019, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).
Ainda de acordo com o levantamento, em 2020, 1,21 milhão de pessoas foram contempladas e com os créditos concedidos, R$ 52 bilhões movimentaram a economia brasileira.
O consórcio para casamento é formado por um grupo de pessoas organizado por uma administradora autorizada pelo Banco Central, que também ficará responsável pelo cumprimento do pagamento das prestações.
O consórcio para casamento funciona da seguinte maneira: você escolhe o serviço, faz uma simulação e escolhe o plano (valores e quantidade de parcelas) e, por mês, você vai pagando uma quantia.
Depois do grupo formado, todo mês uma pessoa, pelo menos, é sorteada e poderá ter antecipadamente a liberação da sua carta de crédito. Quem não foi sorteada, pode ainda recorrer ao lance, processo é igual ao de um leilão, quem der o lance mais alto, leva a carta de crédito do consórcio para casamento.
Após ser contemplada, você precisará enviar alguns documentos para a liberação da carta de crédito.
Prontinho! Agora com a carta de crédito disponível você pode negociar à vista com os fornecedores! Basta que todos os fornecedores escolhidos por você enviem uma nota fiscal do serviço que a administradora fará o pagamento diretamente a eles.
Importante: seu plano termina quando você quitar a última parcela do consórcio para casamento.
Vale lembrar também que, se você desejar fazer uma lua de mel, acrescente o valor da sua lua de mel na carta de crédito. Basta consultar sua administradora e saber mais informações sobre o assunto.
A eutbem 😉 é uma administradora certificada pelo Banco Central e associada à ABAC e é focada principalmente nas mulheres. Aqui entendemos você!
Nela, você consegue realizar uma série de serviços por meio de consórcios, como cirurgia plástica, reforma, viagens, cursos, festas, intercâmbio e implante dentário.
Clique aqui e faça uma simulação sem compromisso. É rápida, simples e segura!