A harmonização do rosto é um dos procedimentos estéticos mais buscados por brasileiros(as) que desejam melhorar sua aparência, assim como destacar algumas características em especial. Mas antes de embarcar nesta mudança física, você precisa entender o que ela é, quais são os benefícios e possíveis riscos – que não podemos descartar.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional de Santa Catarina (SBCP-SC), “a harmonização facial consiste em uma combinação de técnicas e procedimentos estéticos que visam criar uma melhor harmonia entre os elementos do rosto e, assim, deixá-lo mais simétrico”.
Com a harmonização do rosto, é possível realçar e melhorar aspectos, expressões e até mesmo marcas de envelhecimento.
O processo em si conta com produtos à base de ácido hialurônico e, em alguns casos, próteses. Tudo isso é utilizado para harmonizar as proporções da face, como explica a cirurgiã plástica, Tatiana Moura, em entrevista ao portal ‘Boa Forma’, da Revista Abril.
Ainda de acordo com a profissional, as regiões que mais passam por alterações são as maçãs do rosto, têmporas, mandíbula, nariz e boca.
É importante deixar claro que os procedimentos citados acima devem ser feitos em consultório, sob anestesia local, com duração de até uma hora.
Primeiramente, o indivíduo passa por uma avaliação com o profissional e, depois disso, é realizada uma divisão em terços horizontais e verticais, prevendo o que pode ser feito e melhorado. Todos os ângulos do paciente são analisados.
A pessoa que opta por realizar a harmonização do rosto deve estar ciente que sofrerá uma mudança sutil. Antes de tomar a decisão de mudar, de fato, é importante estar com a saúde mental em dia.
Apesar de ser uma orientação “amigável”, não há contraindicações para a harmonização do rosto, principalmente porque o ácido hialurônico é produzido naturalmente em nosso organismo.
A harmonização do rosto é indicada para pessoas que não estão satisfeitas com a sua aparência e, na maioria das vezes, é solicitada por pessoas que sofreram com o tempo ou que passaram por grandes mudanças, afetando diretamente na flacidez da pele, ângulos e contornos.
Além de ganhar um rosto mais harmônico, o procedimento proporciona melhorias nas funções e expressões dos músculos faciais, define a mandíbula, corrige bigode chinês, imperfeições no nariz, olheiras e papadas, além de modificar o tamanho do queixo e testa, por exemplo.
Sabemos que há várias possibilidades, mas aquelas que são consideradas as “queridinhas” você confere a seguir:
O procedimento cirúrgico é responsável por remover a parte da gordura acumulada na região das bochechas, proporcionando uma melhoria no contorno facial.
A bichectomia carrega uma curiosidade: é realizada em pacientes que mordem com frequência as bochechas ao mastigar.
Outro ponto que chama a atenção é por ser um procedimento simples, feito em consultório e com anestesia local, ou seja, o paciente recebe alta no mesmo dia, podendo dar continuidade em sua rotina sem interferência.
Mais conhecida como botox, a técnica nada mais é do que uma injeção da toxina em músculos específicos que minimizam temporariamente as linhas de expressões, rugas ou “pés de galinhas”.
A aplicação tem duração de até 15 minutos e a quantidade varia de acordo com o paciente e profissional. Os resultados ficam visíveis em alguns dias, podendo permanecer de quatro a seis meses.
É uma técnica injetável utilizada para:
As aplicações são feitas em minutos e, com isso, o procedimento é rápido e seguro. É importante saber que o preenchimento não afeta o processo de envelhecimento e, depois de um tempo, o efeito vai se perdendo. Quando isso ocorre, é necessária outra aplicação.
Os maiores riscos em torno da harmonização do rosto estão relacionados a profissionais desqualificados, procedimentos insalubres e, claro, possíveis infecções no pós-operatório que, apesar de ser tranquilo, requer alguns cuidados com a saúde.
Mas para fugir dessa cilada, busque um profissional associado à SBCP, confira projetos anteriores e faça uma consulta on-line no Reclame Aqui, por exemplo.
E lembre-se que o mais barato pode custar muito caro!
Apesar de ter uma margem positiva de adesão, ainda há algumas pessoas que se arrependem do procedimento, seja por frustração (de não ter ficado como imaginava) ou pelo calor do momento e acabou se “empolgando”.
Recentemente, a cantora e ex-BBB, Gabi Martins, deu uma entrevista à Rede TV!, onde fala que se arrependeu de alguns procedimentos faciais que acabou realizando, desde a sua saída do reality.
“Mudei tudo. Cabelo, boca, fiz harmonização, queixo e até o próprio nariz. Naquele momento me empolguei. Confesso que me arrependi um pouco”. Ela acredita que deveria ter feito menos procedimentos e o julgamento dos internautas acabaram influenciando um pouco a sua decepção em relação à harmonização do rosto.
Apesar de ainda ser considerada uma das mulheres mais lindas do Brasil pela mídia, o depoimento da cantora traz como reflexão a importância de cuidar da saúde mental antes de realizar qualquer procedimento que promete mudança física.
Além disso, é importante se sentir bem e sempre buscar por profissionais e clínicas especializadas no que faz para não ter um resultado indesejado.
Sabendo da dificuldade que é tomar uma decisão que impacta diretamente a nossa autoestima, separamos um e-book para você descobrir a melhor forma de planejar o procedimento. Clique aqui e baixe o e-book gratuitamente agora!
Se você ainda tiver dúvidas ou desejar saber mais sobre o consórcio de serviços – que é uma das formas mais eficientes de realizar uma cirurgia plástica sem ficar no vermelho – fale com a nossa equipe pelo WhatsApp. O horário de funcionamento é das 8h às 20h, exceto aos feriados.
É importante destacar que aqui na eutbem 😉 é você quem escolhe o valor da carta de crédito e quantidade de parcelas e, além disso tudo, as taxas são reduzidas e não há juros.