Diante da alta nos preços de combustíveis, que tal economizar? Para isso, você precisa conferir os modelos de carros mais econômicos vendidos no Brasil.
Em 2021, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), responsável por avaliar o consumo de veículos à venda no país seguindo os critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), listou os 10 carros mais econômicos do Brasil – desconsiderando os modelos híbridos.
Confira a seguir as listagens:
O Onix Plus é equipado com motor 1.0 de 3 cilindros e está disponível nas cores cinza satin steel, azul seeker, branco summit, prata switchblade, preto ouro negro e vermelho carmin, além dos clássicos preto e branco.
O modelo de 2021 possui nove opções da linha, com preços que podem variar de acordo com a opção escolhida.
Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,34 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 10,1 km/l; consumo etanol na estrada de 12,5 km/l; consumo de gasolina na cidade 14,3 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 17,7 km/l.
Saiba mais no vídeo a seguir:
Com transmissão de câmbio manual, motor 1.0 e combustível flex, o Renault Kwid Life conta com airbags laterais, motorista e passageiro, alarme, freios ABS, controle de tração e trava multilock, além do sensor de estacionamento de ré.
Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,39 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 10,3 km/l; consumo de etanol na estrada de 10,8 km/l; consumo de gasolina na cidade 14,9 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 15,6 km/l.
Mais detalhes no vídeo a seguir:
A versão de 2021 conta com freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, sensor de pressão de pneus, airbags frontais e laterais, direção com assistência elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, vidros e travas elétricas, sistema de áudio com entrada USB e Bluetooth.
Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,40 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 9,9 km/l; consumo de etanol na estrada de 11,7 km/l; consumo de gasolina na cidade de 13,9 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 16,7 km/l.
Mais informações disponíveis no vídeo a seguir:
Esta linha conta com um design moderno e está disponível nas cores azul sapphire, cinza silk, prata brisk, prata sand, branco atlas e preto onix. Além disso, o modelo conta com tecnologia avançada quando se trata de produção e segurança com sistema de alerta de mudança de faixa, frenagem autônoma (que identifica carros e pedestres).
Outro detalhe que chama atenção é a “esportividade ao volante” com alavancas smart shift.
Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,43 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 9,8 km/l; consumo de etanol na estrada de 11,6 km/l; consumo de gasolina na cidade 13,6 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 16 km/l.
Assista ao vídeo e entenda mais:
O Peugeot 208 conta com airbags, multimídia de 7 polegadas e ar-condicionado e, em algumas versões, banco de couro e teto solar.
Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,46 Mj/km; consumo de etanol na cidade 9,6 km/l; consumo de etanol na estrada de 10,7 km/l; consumo de gasolina na cidade de 13,9 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 15,5 km/l.
Saiba mais sobre o veículo:
Com visual interessante, o Fiat Argo Drive possui central multimídia com tela de 7 polegadas, airbags, acabamento fino e, claro, um ótimo custo-benefício.
Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,50 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 9,4 km/l; consumo de etanol na estrada de 10,5 km/l; consumo de gasolina na cidade de 13,5 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 15 km/l.
Veja no YouTube:
Beleza e funcionalidade fazem parte da HB20 Vision!
As tecnologias inteligentes garantem um sistema de proteção e segurança assertivos, bem como excelente desempenho e design moderno, disponível nas seguintes cores: vermelho magic, cinza silk, prata brisk, prata sand, branco atlas e preto onix.
Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,51 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 9,5 km/l; consumo de etanol na estrada de 10,5 km/l; consumo de gasolina na cidade de 13,3 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 14,9 km/l.
Clique aqui para assistir um vídeo explicativo sobre o veículo.
O visual pouco moderno não deixa a qualidade do Fiat Cronos a desejar, veja só:
Possui porta-malas com capacidade para 525 litros, ar-condicionado, alarme, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção elétrica progressiva, controle eletrônico da aceleração, faróis com sistema follow me home, airbag duplo, freios ABS com EBD, lanterna traseira em LED, rádio Conect, Bluetooth, entrada USB, sistema de monitoramento de pressão de pneus, vidros e travas elétricas.
Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,52 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 9 km/l; consumo de etanol na estrada de 11 km/l; consumo de gasolina na cidade de 13 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 15,6 km/l.
Você merece câmbio automático de seis marchas, airbags, para-choque redesenhado e painel tecnológico! Ficha técnica:
Eficiência energética de 1,52 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 8,9 km/l; consumo de etanol na estrada de 10,6 km/l; consumo de gasolina na cidade de 13,4 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 15,6 km/l.
Design elegante e bastante vantajoso. Confira a ficha técnica:
Eficiência energética de 1,54 Mj/km; consumo de etanol na cidade de 9,3 km/l; consumo de etanol na estrada de 10 km/l; consumo de gasolina na cidade de 13,6 km/l; e consumo de gasolina na estrada de 14,2 km/l.
Ao todo, foram avaliados 989 modelos ou versões de 35 fabricantes de veículos. Para acessar a lista completa de carros mais econômicos, acesse o site oficial do INMETRO.
Antes de mais nada, você precisa compreender o conceito de “carros mais econômicos”. Partindo disso, vamos seguir com as nossas dicas exclusivas.
Segundo definição do site ‘Motor1.com’, carro econômico é aquele que gasta menos combustível e roda mais. Simples, não é? Por isso, é importante considerar o seguinte cálculo de Mj/km (megajoule por quilômetro), que mensura em quantos quilômetros o veículo consome 1 litro de combustível. Nunca é demais se atentar a alguns fatores. Vamos às dicas!
Compre carros mais econômicos
Pense no consumo de combustível, realize o cálculo e confira o ranking anual de carros mais econômicos, pois isso te ajudará a tomar uma decisão mais assertiva. Um dos modelos de carros mais econômicos são elétricos e híbridos, mas a aquisição de um veículo destes modelos ainda está fora do alcance da maioria dos brasileiros.
Escolha carros menores e com potência menor
Voltando ao cálculo que utilizamos no ranking dos carros mais econômicos, quanto menor a massa, menor o consumo. Isto é, quanto menor o carro, maior a economia. É o que explica muitos dos veículos menores estarem dentro do ranking de carros mais econômicos.
Já os carros mais potentes também têm maior gasto com combustível. Afinal, quanto mais pesado, maior o consumo. Por isso, carros de motor 2.0 podem dobrar o valor consumido em carros 1.0 e 1.4.
Faça a manutenção correta do óleo e filtro de ar
Se o filtro estiver sujo, o fluxo de ar para o motor será prejudicado. Então, é importante ler o manual do veículo e realizar a troca no tempo certo. Para casos em que o motorista costuma dirigir em estradas de terra, é necessário fazer a substituição antes do tempo.
Um óleo de má qualidade ou vencido pode aumentar o consumo de combustível e gerar superaquecimento, acarretando vários problemas com velas, cabos de ignição, sistemas de escape e de injeção de combustível.
Use o ar-condicionado com menos frequência
Esta é uma forma de economizar no dia a dia e, ainda assim, conseguir comprar o veículo zero que você tanto sonha. Afinal, você deve considerar os gastos após esta aquisição, porque a compra de um carro é um investimento a longo prazo.
Desligue o motor do carro
Mais uma dica para aplicar na sua rotina!
Deixar o carro ligado enquanto está parado pode representar gasto de 1 a 2 litros de combustível por hora, dependendo do veículo. Sendo assim, é recomendado por especialistas que, quando o carro ficar parado por mais de vinte segundos, seja em um congestionamento ou na espera de alguém, ele seja desligado e ligado novamente.
Calibre os pneus com o nível certo e mantenha o alinhamento da direção em dia
A calibração incorreta dos pneus pode aumentar o atrito, provocando o aumento do consumo de combustível. O mesmo ocorre com um carro sem o alinhamento de direção. Um exemplo básico para entender a situação é de uma bicicleta com o pneu murcho ou com a direção desalinhada. É uma catástrofe na certa, não é mesmo? Isso também pode ocorrer com um carro.
Para saber a calibragem ideal do seu carro e quando deve ser realizada a revisão do alinhamento, basta consultar o manual do veículo.
Use combustível apropriado
Da série “leia o manual do veículo”, é importante usar o combustível indicado no documento. Os combustíveis “premium”, que são indicados nos postos, podem ser fatais e comprometer a saúde do seu automóvel. Por isso, leia o manual atentamente ou busque ajuda profissional.
Postos de combustível de qualidade
A escolha dos postos de combustível também influencia diretamente no desempenho do seu veículo. Desconfie de estabelecimentos com má aparência, marcas desconhecidas e com valores bem abaixo do mercado. Isso cheira a FU-RA-DA!
Para enriquecer ainda mais este artigo, a eutbem 😉 entrevistou o engenheiro mecânico e consultor automotivo da Arcuri Consultoria, Ricardo Arcuri.
O engenheiro nos contou que, para ter um carro econômico, o ideal é investir em modelos híbridos, como o Corolla e o Prius da Toyota, além dos modelos da Lexus. Mas quando questionado sobre os mais vendidos, as opções ficam menores e ele recomenda o Nissan March para utilização em metrópoles e, para rodovias, o Onix Turbo.
Como citamos anteriormente, o Nissan March está entre os carros mais econômicos do Brasil, principalmente visando a região metropolitana. Mas o especialista aponta que o Onix LT também pode ser uma ótima saída, caso você ande bastante pela cidade.
Quando Ricardo nos indicou o Onix Turbo para rodovias é por consideração a dois fatores: consumo e conforto na direção. Portanto, não tem erro nesta escolha!
Atualmente, o cenário do mercado automobilístico tem influenciado na procura de carros mais econômicos. E, segundo Ricardo, “o fator consumo é muito mais importante hoje do que alguns anos atrás, mas ainda não é o principal motivo que leva à seleção de um veículo”.
Apesar da influência da procura por carros mais econômicos, o fator aparência ainda é predominante e pode ser considerado o principal motivo para a escolha do veículo, de acordo com o especialista.
Depois de entender esta questão é necessário verificar se os carros mais econômicos são usados, seminovos ou zero.
Arcuri explica que para a tomada de decisão ser certeira é importante entender algumas questões, como: diferenças, benefícios e desvantagens de cada categoria.
O seminovo, dependendo do estado, é o mais buscado por conta dos preços acessíveis em comparação ao carro zero quilômetro, que está muito encarecido devido à falta de componentes no mercado, aponta o especialista.
Para ficar mais claro, Arcuri nos deu um exemplo: “No Estado de São Paulo, os valores dos seminovos estão acima da média devido ao aumento de impostos. Neste caso, é necessário realizar uma análise mais aprofundada dos modelos disponíveis e uma boa contabilidade para fazer uma escolha mais assertiva e consciente”.
Sobre o tão falado “economizar” é bastante relativo, aponta o jornalista. Isso ocorre porque a eficiência energética deveria ser o principal fator na escolha de um veículo, mas nem sempre é assim. Mesmo que a vontade do cliente seja de uma motorização maior, o ideal é considerar o consumo e a eficiência energética como principal fator decisório, já que leva diretamente à economia, segundo Arcuri. E esses critérios refletirão diretamente no “bolso do proprietário”, alerta o engenheiro.
Outro fator decisivo na hora de buscar por carros mais econômicos é o uso de etanol como combustível, por exemplo. Hoje, apesar de acessíveis, os carros elétricos são uma boa sugestão de economia e sustentabilidade.
Para finalizar a nossa entrevista, Arcuri deixa algumas dicas essenciais para escolher carros mais econômicos:
Gostou das dicas? Inscreva-se no canal ‘Arcuri Consultoria’ e saiba mais sobre o universo automotivo.
Para complementar ainda mais este conteúdo, separamos alguns tópicos extra que te ajudarão na hora de escolher o carro próprio.
Ter o carro próprio é o sonho de muitos brasileiros, mas para aqueles que buscam modelos de carros mais econômicos no dia a dia, é bom economizar para investir em um automóvel moderno e que irá suprir as necessidades da sua rotina.
Confira o que separamos para você:
Não deixe para depois o que você pode poupar hoje. Parece clichê, né? Mas saiba que essa frase faz toda a diferença quando colocada em prática. Isso porque quanto antes você começar a poupar, mais cedo você terá o valor do investimento.
Se você acha que não vai conseguir comprar à vista, programe-se para pagar pelo menos 20% do total do veículo.
Antes de começar a engordar o seu porquinho é interessante fazer uma pesquisa com os valores dos carros mais econômicos e se ele é compatível com a sua renda e com a quantia que você pretende guardar mensalmente.
Importante destacar que, para carros de luxo ou esportivos, o tempo será ainda maior porque eles têm um valor mais alto. E para aqueles que desejam realizar o sonho a curto prazo, uma tática interessantíssima é considerar comprar um seminovo ou usado, por exemplo.
Os carros acabam sendo desvalorizados quando saem da concessionária, mas é de extrema importância verificar as condições do automóvel, além da quilometragem rodada.
Antes que tudo vire uma “bola de neve”, tenha os pés no chão e considere a sua realidade, contabilize suas contas fixas e todas as despesas primordiais. Depois disso, com um cálculo simples, veja quanto você precisará para juntar a quantia do seu carro próprio.
Um exemplo bem simples: se você prevê um veículo no valor de R$ 20 mil e deseja comprá-lo em 20 meses, será necessário poupar em torno de R$ 1 mil por mês.
Com os seus objetivos mais claros, fica fácil dar um passo adiante. Se você ainda não sabe nada sobre educação financeira, esse é o momento!
Vamos dar outro exemplo bem prático, olha só: se você ganha R$ 1,8 mil e determina que irá economizar 30% por mês, o valor da sua poupança será de R$ 540. Ela deve ser encarada como uma dívida mensal e que você tem obrigação de pagá-la.
O consórcio de automóveis é bem mais vantajoso do que empréstimos e financiamentos. Esta modalidade financeira é segura e não apresenta juros, nem entrada e além disso, as taxas são reduzidas quando comparadas às outras formas de pagar pelo seu carro próprio.
O consórcio funciona da seguinte forma: todo mês os integrantes pagam uma parcela, formando uma “poupança conjunta”, em palavras simples. A administradora do consórcio fica responsável por toda parte de organização e administrativa.
Durante o plano, todos os meses acontece pelo menos um sorteio e uma pessoa é contemplada para receber a carta de crédito e assim, conquistar o seu carro próprio com poder de compra à vista, ou seja: podendo conseguir um bom desconto na hora da compra.
Além disso, há a possibilidade de dar um lance, que nada mais é do que ofertar um valor para tentar acelerar sua contemplação, além das chances via sorteio. Você pode usar também o lance embutido, que consiste na estratégia de pedir uma carta de crédito de valor maior que o realmente necessário e utilizar esse valor a mais para ofertar um lance e tentar acelerar sua contemplação.
A eutbem 😉 é uma administradora autorizada pelo Banco Central do Brasil e associada à Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC). A simulação do consórcio é realizada de modo digital, clique aqui e faça a sua!