A lipoaspiração é um dos procedimentos mais procurados no Brasil e está entre os ‘queridinhos’ das brasileiras, mas muita gente encontra informações divergentes quando busca pelo procedimento estético.
Por isso, escrevemos esse artigo com mitos e verdades sobre esse procedimento:
Mito. A lipoaspiração não é feita para perder peso, mas para contornar as áreas do corpo onde a gordura é resistente à dieta ou exercício.
Mito. O procedimento não atua nas celulites e estrias, mas em casos especiais, o cirurgião plástico consegue amenizar as celulites através da passagem de cânulas desenvolvidas especialmente para esse procedimento.
Verdade. A diferença entre elas está no uso da gordura retirada. No caso da lipoaspiração, a gordura é descartada, enquanto a lipoescultura usa a gordura para modelar partes do corpo, como glúteos e seios, por exemplo.
Mito. Apenas um cirurgião plástico pode realizar o procedimento. Procure seu profissional pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica http://www2.cirurgiaplastica.org.br/encontre-um-cirurgiao/
Mito. Apesar de eliminar células adiposas para sempre, o resultado não é permanente. É necessário um pós-cirúrgico com estilo de vida saudável.
Verdade. Há riscos desde o procedimento até o pós-cirúrgico, e isso também depende muito dos cuidados do profissional e da paciente.
Mito. A cirurgia não é recomendada em pacientes com obesidade. Portanto, todas as pessoas com peso saudável podem fazer o procedimento para tornar o corpo mais escultural.
Mito. Apesar de ser um procedimento bastante popular entre as mulheres, os homens também podem fazê-lo e os locais mais procurados por eles para eliminar a gordura são quadril, queixo e coxa.
Verdade. O procedimento é muito importante no processo de cicatrização, além de estimular o sistema linfático, eliminando edemas.
Mito. Não pode ser feita frequentemente, mas como o resultado não é permanente, é possível fazer mais de uma vez, de acordo com a recomendação do seu médico.
A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que retira o excesso de gordura localizada do corpo, podendo ser feita na barriga, coxas, flancos, costas, braços e nádegas, por exemplo. Isso oferece uma melhoria no contorno do corpo.
Como falamos anteriormente, a lipo pode ser realizada tanto em mulheres quanto em homens, o importante é que seja feita por um profissional altamente qualificado e de confiança. Além disso, o local deve apresentar condições adequadas de higiene e segurança. Nada de ir pelo mais barato, pois a sua saúde está em jogo!
A preparação para fazer a lipoaspiração é feita através de exames que comprovem a aptidão para realizar o procedimento, como: cardíacos, urina, sangue e de imagem.
E dependendo da pessoa e do médico, pode ser recomendada dieta líquida nos 2 dias anteriores e jejum de cerca de 8 horas antes do procedimento.
Vale lembrar que qualquer problema de saúde, como gripe ou infecções, pode adiar o procedimento.
Se você estiver apta para realizar o procedimento, o cirurgião plástico administrará a anestesia – que pode ser sedação intravenosa ou geral – e, quando o medicamento fizer efeito, será feita a delimitação da área de onde será retirada a gordura.
Depois disso, são feitos pequenos furos na região delimitada. Um tubo fino é colocado para introduzir um líquido estéril para reduzir o sangramento e retirar o excesso de gordura. Sendo assim, a gordura se solta e é aspirada.
A lipoaspiração deve ser feita quando não se consegue eliminar a gordura localizada através de dieta ou exercícios físicos.
Vale lembrar que, para a realização desse procedimento cirúrgico estético, é imprescindível estar com os exames em ordem e a saúde em dia.
Depois da cirurgia, a paciente ficará com o corpo mais delineado, além de perder um peso significativo devido à gordura localizada que foi extraída. Mas, depois de 1 mês aproximadamente, os resultados podem ser observados com mais realidade, afinal, a paciente não estará mais inchada.
Uma das vantagens da lipoaspiração é que a cirurgia não deixa cicatrizes, pois são pequenos furinhos em locais pouco vistos (dobras ou umbigo).
É normal ter que mudar a sua rotina e adotar alguns hábitos saudáveis que contribuirão para a sua recuperação sadia, por isso separamos aqui alguns itens que são recomendados:
Em caso de dor, administrar os remédios prescritos pelo médico e, em caso de agravamento, procurar atendimento.
Lembrando que essas são recomendações gerais, mas o importante é seguir à risca o que seu médico prescrever.
A lipoaspiração, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, pode provocar riscos, como: infecção no local, alterações da sensibilidade ou hematomas.
Mas já adiantamos que, atualmente, os riscos são menores devido aos recursos tecnológicos.
Assim como qualquer outra cirurgia, a lipoaspiração requer planejamento e por isso é importante pensar nos seguintes pontos:
– Ter condições físicas e mentais
– Fazer um planejamento completo;
– Pesquisar profissionais qualificados;
– Estar em boas condições de saúde.
Faça um consórcio de serviços e realize a sua lipoaspiração
Sabemos que nem sempre um planejamento financeiro é suficiente para tirar o seu sonho do papel, por isso, a eutbem 😉 oferece consórcios de serviços para realizar a sua lipoaspiração. Consulte todas as condições através do nosso WhatsApp, clique aqui.