As meninas, principalmente quando atingem a idade dos 13, 14 anos, começam a sonhar com as tradicionais festas de 15 anos. Para que tudo aconteça da melhor forma e que todas consigam realizar o seu sonho, é necessário fazer um planejamento financeiro e organizar cada detalhe da festa, como convidados, vestido, buffet, decoração e etc.
Mas, antes de compartilharmos as dicas, vamos explicar de onde surgiu essa tradição das festas de 15 anos. Vamos lá?
Você já assistiu filmes de época como ‘Orgulho e Preconceito’ ou a série “Bridgerton”? Alerta de spoiler! Caso já tenha assistido este filme, deve lembrar de como as mulheres encontravam os seus maridos naqueles tradicionais bailes elegantes.
Na segunda metade do século 16, os Nobres Europeus realizavam grandes bailes para apresentar as filhas à sociedade e também para os futuros maridos. As meninas usavam vestidos belíssimos, um mais simples para representar o seu lado criança e um de baile, todo enfeitado, que representasse o seu amadurecimento.
Nos bailes, as meninas dançavam valsa com os pretendentes, por isso a valsa faz parte das tradicionais festas de 15 anos. Você sabe por que as aniversariantes são chamadas de debutantes? A palavra vem do francês début, que significa início ou começo. Ou seja, representa o início de uma nova fase.
Nos Estados Unidos e no Canadá, a tradição é um pouco diferente, lá as debutantes comemoram os seus 16 anos, também conhecido como ‘Sweet Sixteen’. Pois em ambos os países é com esta idade que os jovens atingem a maioridade.
Já as festas de 15 anos que são realizadas no Brasil são uma combinação de tradições. Atualmente, as celebrações são mais divertidas e descontraídas, uma superfesta de aniversário e não uma apresentação à corte. Afinal, os tempos mudaram e hoje as mulheres decidem por elas mesmas quando e se querem casar.
Agora que você conhece a história da festa de 15 anos, que tal conferir algumas dicas para que o planejamento seja impecável e tudo aconteça perfeitamente? Continue lendo o artigo para conferir.
Definir o quanto poderá gastar na festa é fundamental para fazer as escolhas corretas. Portanto, analise o total do investimento e quanto será destinado para cada item, ou seja, aluguel do local, buffet, vestido entre outros.
Para separar de forma organizada os valores, faça uma planilha na plataforma que você preferir. Nela, coloque os orçamentos que precisa solicitar e assim que tudo estiver definido, coloque o valor em cada coluna.
Planeje-se com antecedência e muita atenção para que sua festa seja um sucesso!
Escolher os convidados para a sua festa determinará a capacidade do local do evento, quantidade de buffet e muito mais. e então, sem ela é impossível realizar a sua festa de 15 anos. É comum as meninas terem bastante dificuldade no momento de definir a lista de convidados, por isso a nossa principal dica é: comece pela sua família e em seguida os amigos. Você vai chamar somente quem é muito próximo de você ou quer que todos os colegas de classe comemorem ao seu lado?
Mesmo assim, acha difícil fazer a sua lista? Então estabeleça um número: 50, 100, 150, convidados ou mais. Em seguida, vá anotando os nomes das pessoas que você quer muito que estejam presentes.
Visitar os lugares que te deixaram apaixonada, com o número de convidados e o orçamento em mãos facilitará todo este processo. Escolha pelo menos três espaços e visite todos eles, peça para ver as fotos (essa é uma boa dica pra você ter ideias de decoração) e analise se é isso mesmo que você quer.
Na hora de escolher o lugar da sua festa é fundamental levar alguns detalhes em consideração, como: acessibilidade, bairro, segurança e estacionamento. A maioria dos lugares de festa oferecem um pacote com o buffet, DJ ou banda, decoração, iluminação, acessórios para a festa, fotógrafo e outros.
Não esqueça de agendar uma degustação do buffet, pergunte por quanto tempo é servido, quantas horas de festa estão inclusas no pacote e como funcionam as horas adicionais, gerador e claro, convidados extras. Todos estes detalhes são essenciais para você não ter nenhum problema ou preocupação no dia.
Já estava esquecendo disso, né? Assim que o local estiver definido e a data marcada, é necessário mandar fazer os seus convites. Sem um convite, muitos esquecem do compromisso, se perdem no caminho e por aí vai.
E você quer que isso aconteça na sua festa de 15 anos? Temos certeza que não!
Primeiro, pegue a sua lista de convidados para organizar a quantidade de convites, seguindo este pensamento: separar por família, casal e individual.
Em seguida, pesquise e envie referências de convites para que o fornecedor já passe o valor de acordo com o modelo escolhido. Assim que esses detalhes forem resolvidos, converse com pelo menos três fornecedores e analise qual dos orçamentos cabe no seu bolso.
Por último, não esqueça de anotar o prazo de produção informado e, enquanto aguarda tudo ficar pronto, faça um Save The Date digital e envie para os seus convidados pelo WhatsApp, assim todos já marcam o compromisso na agenda.
Alguns aplicativos como Canva, Photoshop e In Shot são gratuitos e neles você consegue fazer o Save The Date da sua festa de 15 anos.
Esse é um dos momentos mais especiais e esperados da organização da festa de 15 anos. Essa escolha é muito pessoal, algumas meninas querem vestidos tipo princesa e com mais detalhes, outras preferem um vestido mais liso e confortável. As escolhas mais comuns são aqueles vestidos que dá pra remover a saia longa.
Tanto o vestido quanto os sapatos (salto ou tênis), cabelo e maquiagem deve ser uma escolha 100% sua. É a SUA festa de 15 anos.
Escolha o que for mais confortável e que combine com você!
Para finalizar, separamos algumas dicas extras para você analisar e definir se vai querer na sua festa ou não. Confira:
Escolha os 15 valsantes e o seu príncipe, se quiser dançar a valsa, e caso queira fazer lembrancinhas, separe um valor no orçamento e defina o que será o mimo para os seus convidados. Outro detalhe importante é o tema da sua festa. Você vai querer ela no estilo tradicional, temática ou completamente diferente, como uma noite do pijama ou festa na piscina. Por mais que a tradição exista, deixe ela com a sua cara e aproveite da melhor forma possível,