O Dia do Abraço é uma data que traz como mensagem a paz, o amor e a empatia entre as pessoas. Mas o que muita gente não sabe é como surgiu esta data comemorativa, que ficou conhecida por conta de uma campanha que viralizou e percorreu o mundo todo.
Tudo começou em 2004, quando o australiano Juan Mann criou a campanha “Free Hugs”. O objetivo era oferecer às pessoas abraços gratuitos, tendo como ponto de partida a Rua Pitt Street Mall, em Sydney, na Austrália.
No entanto, a ideia surgiu em um momento triste e solitário da vida do australiano, que chegou a morar em Londres e, quando voltou para sua cidade natal, não foi recebido por ninguém no aeroporto.
Com placas de papelão com os dizeres “free hugs” – traduzido livremente para “abraços grátis” – ele foi à rua e logo o gesto de carinho começou a chamar atenção de quem passava pelo local. Vale destacar que, no início, houve estranheza. Mas logo os corações de todos foram tocados e começaram a acatar o pedido de abraço.
Mas a campanha só ficou conhecida, de fato, quando Juan ofereceu um abraço ao líder da banda ‘Sick Puppies’, Shimom Moore, que o colocou em um videoclipe do grupo. Com isso, a campanha viralizou e passou a ser realizada em outros países.
Apesar de toda repercussão positiva, nem tudo foi fácil e aprovado pelos órgãos responsáveis.
Juan foi impedido de continuar com a ação e teve intervenção até da guarda australiana que alegava o seguinte: se Juan fosse ferido durante os abraços, a prefeitura poderia ser processada por não ter protegido seus cidadãos.
Porém, através de uma petição, Juan conseguiu 10 mil assinaturas para continuar realizando a ação em 22 de maio, dia do abraço.
Um dos países que adotou 22 de maio como dia do abraço e um ato que emana amor, carinho e empatia, foi Portugal. O “Leiria Happiness Day” promove encontros com abraços gratuitos nos principais lugares turísticos, todos os anos, desde 2007.
Espanha e Brasil também adotaram a iniciativa em 22 de maio, dia do abraço que, até hoje, é popular em ambos os países.
Diversos locais na Espanha, como: em Barcelona, Aqueduto de Segóvia, Plaza de España (Sevilha) e Mercado Central (Valência), já foram alvos da campanha.
Aqui no Brasil, 22 de maio, dia do abraço, a campanha “abraços grátis” tem grande repercussão e está presente em grandes capitais do Nordeste, Centro Oeste, Sudeste, Sul, Norte, e até mesmo em pequenas cidades do interior. Aliás, quem nunca já passou por um grupo com cartazes de “abraços grátis”?
É uma iniciativa que pode ajudar e até mesmo a salvar vidas!
Um abraço pode contribuir para a saúde, pois a demonstração de afeto libera ocitocina – hormônio que alivia o estresse. O abraço também é responsável por aliviar dores físicas, pois o gesto faz com que o cérebro libere substâncias analgésicas. Mas ainda existem muitos outros benefícios.
Para saber mais sobre as vantagens do abraço, confira a lista que separamos para você!
Qual será a melhor forma de se abraçar? Segundo especialistas e psicólogos, há outras formas de dizer “eu me importo com você” ou “eu me amo” e, entre elas, estão várias práticas saudáveis você pode realizar sem sair de casa ou colocar outras pessoas em risco.
Por isso, separamos aqui outras formas de abraçar à distância. Confira!
E você, como vai abraçar hoje?